Links de Acesso

Novo Plano de Combate à Malária/Paludismo


As estatísticas são assustadoras: duas crianças morrem a cada minuto que passa vitimadas por uma doença evitável. Agora, um novo plano de acção financiado com fundos públicos e privados aponta para a quase completa erradicação da malária (ou paludismo) até ao ano de 2015. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que anunciou a comparticipação do seu país neste programa com 74 milhões de dólares, salientou que o plano de acção responderá aquela doença em várias frentes.

” Trata-se de um amplo plano. Nós não financiaremos apenas redes mosquiteiras. Vamos financiar a pesquisa científica, vamos apoiar a redução dos preços dos medicamentos e vamos ajudar a melhorar as infra-estruturas sanitárias” - disse o primeiro-ministro Brown.

O paludismo existe em muitas regiões, mas, cerca de 90% da mortalidade daquela doença verifica-se na África ao sul do Saara. A malária, que é transmitida pela picada de um mosquito, tem igualmente um efeito devastador na economia africana, com custos que se elevam a 12 mil milhões de dólares por ano.

O Banco Mundial anunciou entretanto que vai contribuir com mais de mil milhões de dólares para lutar contra a malária (paludismo) em África. Essa ajuda servirá para os governos alargarem os planos de prevenção e tratamento da doença nos próximos 3 anos.

Por seu turno o fundador da empresa Microsoft, o americano Bill Gates anunciou que a sua fundação vai providenciar milhões de dólares para a criação de uma nova geração de vacinas anti-palúdicas.

”Nós pretendemos produzir uma vacina com um efeito ainda mais alargado, com uma cobertura de 100%, e aproveitamos para anunciar que a Fundação Gates vai contribuir com mais 168 milhões de dólares para essa iniciativa.”

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, acolheu com agrado estas promessas totalizando 3 mil milhões de dólares afirmando que a perspectiva usada na luta contra a malária poderá servir de modelo na luta contra outros problemas tais como a fome, a pobreza, o analfabetismo e as desigualdades entre os géneros.

XS
SM
MD
LG