Links de Acesso

Corrupção em África


A maioria dos países lusófonos, à excepção de Cabo Verde, piorou a sua classificação no índice global de corrupção, divulgado hoje pela organização Transparência Internacional que analisa os níveis do fenómeno em 180 países.

A lista, divulgada anualmente, estima o grau de corrupção do sector público, de acordo com a percepção dos empresários e analistas dos respectivos países, e está organizada do menos corrupto (1º lugar) ao mais corrupto (180º), a que corresponde uma escala de 10 pontos (livre de corrupção) a zero pontos (muito corrupto).

Cabo Verde subiu dois lugares no índice, passando da 49ª para a 47ª posição, com 5.1 pontos, posição que partilha com a Costa Rica, Hungria, Jordânia e Malásia.

Moçambique caíu 15 posições na lista e perdeu 0.2 pontos, ocupando agora o 126º lugar, enquanto Angola e Guiné-Bissau perderam 11 lugares, uma queda que se registou igualmente na pontuação dos dois países, que passou de 2.2 para 1.9 pontos.

A descida menos significativa foi a de São Tomé e Príncipe, que passou do 118º para o 123º lugar, mantendo o mesmo número de pontos (2.7) e partilhando a posição com países como o Nepal, Togo, Nigéria ou Vietname.

Timor-Leste conta-se entre os países onde, segundo a Transparency International, a situação se deteriorou "significativamente" entre 2007 e 2008, tendo registado a pior queda, com uma descia de 22 lugares.

O país, que há um ano ocupava a 123ª posição com 2,6 pontos, caiu este ano para o 145º lugar com 2,2 pontos, ao mesmo nível do Cazaquistão e com uma prestação ligeiramente acima de países como o Bangladesh, Quénia ou Rússia.

Analisando a totalidade dos 180 países, a Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia dividem o primeiro lugar como uma pontuação de 9,3 pontos, seguidos de Singapura como 9,2 pontos.

Na ponta oposta da tabela, no lugar 180 está a Somália com 1,0 pontos, precedida do Iraque e Birmânia com 1,3 pontos e do Haiti com 1,4 pontos.

Os países africanos continuam também a ser dos mais problemáticos em termos de corrupção.

O Sudão, o Tchad e Guiné Conackri estão no lugar 173 enquanto a Guiné Equatorial e a República Democrática do Congo estão no lugar 171.

O país menos corrupto de África é o Botswana que está no trigésimo sexto lugar.

O relatório faz notar que a Nigéria muitas vezes considerado um dos países mais corruptos de África alcançou melhorias significativas no ano passado. O Burundi também registou uma queda significativa da corrupção.

XS
SM
MD
LG