Links de Acesso

Presidente Bush: ONU mais Necessária do que Nunca


O presidente George W. Bush afirmou que as Nações Unidas e outras organizações multilaterais são mais necessárias do que nunca para confrontar extremistas e terroristas.

Discursando hoje em Nova Iorque perante a Assembleia geral das Nações Unidas, Bush disse que tem havido sucessos na luta contra o terrorismo no Iraque e Afeganistão, embora alguns países, incluindo a Síria e o Irão, continuem a apoiar o terror.

“As organizações multilaterais devem responder adoptando uma posição moral inequívoca contra o terrorismo. Nenhuma causa pode justificar a tomada deliberada de vidas inocentes. E a comunidade internacional está próxima de um acordo universal nesta matéria” disse o presidente acrescentando “a vasta maioria dos países nesta Assembleia concorda agora que as tácticas como atentados suicidas bombistas, tomada de reféns e desvios não são legítimos.”

Bush disse que as ideologias do terrorismo devem ser confrontadas e pediu aos países para enviarem uma visão de mais esperança. Afirmou que não deve ser permitido que os talibãs voltem ao poder no Afeganistão e que embora tenham sido feitos progressos no Iraque a luta tem sido bem difícil.

Hoje discursou também, entre outros, o presidente do Brasil, “Lula” da Silva, e Nicholas Sarkozy, da França. O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, discursa mais tarde.

XS
SM
MD
LG