Links de Acesso

Garantir a Estabilidade do Sistema Financeiro


Os ministros das Finanças e os governadores dos bancos centrais do G-7, o grupo dos países mais ricos do mundo, disseram que tomaram todas as acções necessárias para garantir a estabilidade do sistema financeiro internacional.

O empenhamento do G-7 segue-se ao pedido da administração Bush ao Congresso dos Estados Unidos para aprovar um plano de intervenção financeira no valor de 700 mil milhões de dólares.

O presidente George W. Bush disse que o mundo inteiro esta a ver como e que os Estados Unidos fazem frente a esta crise, tendo apelado ao Congresso para evitar acções partidárias que tornem o plano menos efectivo ou atrase a sua aprovação.

O presidente acrescentou que a não aprovação do plano pelo Congresso trará “grandes consequências” que irão prejudicar os americanos em geral, assim como os grandes investidores.

Num outro desenvolvimento. O Banco da Reserva Federal dos Estados Unidos autorizou que os últimos dois grandes bancos americanos de investimento, o Goldman Sachs e o Morgan Stanley, se tornem em bancos normais, significando com isso que ficarão com capacidade de aceitar depósitos e pedir empréstimos ao banco central.

XS
SM
MD
LG