Links de Acesso

Receios de Descalabro Financeiro


Os receios de um descalabro financeiro a escala global forçaram os maiores bancos centrais do mundo a juntarem forças.

Os bancos, liderados pela Reserva Federal dos Estados Unidos, vão injectar centenas de biliões de dólares nos mercados financeiros mundial, esperando que isso vá restaurar a confiança dos investidores, que tem contribuído para a descida em espiral nos últimos dias dos índices das bolsas.

Funcionários bancários esperam também que mais dinheiro fresco venha a encorajar os bancos a efectuarem empréstimos uns aos outros, assim como a empresários e investidores. Sem isso, a economia pode paralisar.

O influxo de dinheiro parece estar a animar alguns investidores. Os índices das grandes praças europeias estavam hoje a subir, muitos deles mais de um por cento.

O presidente George W. Bush tentou acalmar investidores num discurso televisivo feito hoje a partir da Casa Branca, tendo descrito uma longa lista de passos “extraordinários” que o governo americano tomou para ajudar os mercados. O presidente Bush prometeu continuara trabalhar para restaurar a confiança dos investidores.

Ainda assim, a Rússia suspendeu hoje as transacções nos dois principais mercados financeiros de Moscovo (RTS e Micex). O índice Nikkei, de Tóquio, caiu ao seu mais baixo nível em três anos. E a China está a tomar medidas para estabilizar a economia do país.

Apesar das indicações de que o influxo de dinheiro fresco nos mercados financeiros esteja a abrandar as preocupações, muitos investidores estão preocupados sobre que grandes bancos poderão estar na calha para abrirem falência.

Um dos maiores bancos americanos de aforro e poupança, o Washington Mutual, ter-se-á oferecido para ser posto a venda. E as acções de duas das maiores firmas de valores dos Estados Unidos (Goldman Sachs e Morgan Stanley) caíram mais de 15 por cento na quarta-feira.

Entretanto, o banco inglês Lloyds TSB alcançou um acordo para a compra do Halifax Bank of Scotland (HBOS) por cerca de 22 mil milhões de dólares. As acções do banco escocês baixaram drasticamente nos últimos dias.

A Reserva Federal dos Estados Unidos concedeu no principio da semana um empréstimo de emergência no valor de 85 mil milhões de dólares a maior a companhia de seguros do mundo, a American International Group (AIG).

O banco central americano disse que o empréstimo foi necessário para evitar uma “falência desordenada” da AIG que podia piorar a situação nos mercados financeiros.

A AIG quase que entrou em falência depois de grandes perdas na crise da compra e venda de casas.

XS
SM
MD
LG