Links de Acesso

Kim Jong Il a Recuperar de Uma Trombose


Um deputado sul-coreano disse que os serviços secretos da Coreia do Sul informaram que o líder norte-coreano Kim Jong Il está a recuperar de uma trombose. Funcionários norte-coreanos afirmaram que Kim Jong Il está bem e rejeitaram a proliferação de noticias sobre o seu estado de saúde.

O deputado sul-coreano Won Hye-young disse hoje a jornalistas que os serviços secretos do pais julgam que Kim Jong Il sofreu um acidente vascular cerebral, mas que poderá vir a recuperar.

O deputado participou numa sessão parlamentar a porta fechada onde funcionários dos serviços secretos sul-coreanos disseram que Kim Jong Il se encontra paralisado, mas permanece consciente. Isto contradiz abertamente as declarações norte-coreanas sobre o seu estado de saúde.

A agencia noticiosa japonesa Kyodo citou Kim Yong-nam, a figura política numero dois da Coreia do Norte como tendo dito que "nada esta mal" com Kim Jong Il. Um alto diplomata norte-coreano rejeitou noticias recentes sobre o seu estado de saúde classificando-as como "destituídas de fundamento" e parte de uma "teoria de conspiração".

Kim Jong Il, de 66 anos de idade, detêm o poder absoluto no governo autoritário da Coreia do Norte. Crê-se que tenha alguns problemas de saúde, incluindo diabetes. Contudo, rumores de uma doença mais grave vieram à superfície na terça-feira, quando não compareceu a uma parada militar para assinalar o sexagésimo - aniversário da fundação da Coreia do Norte, após semanas sem ter sido visto em publico.

O ministro sul-coreano para a Unificação, Kim Ha-joong, afirmou numa audiência parlamentar que o governo está em "alerta máximo". Um porta-voz do presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, disse que ele tem estado reunido com altos funcionários para discutir os preparativos para qualquer possível emergência.

Analistas dizem ser difícil ultrapassar a importância pessoal de Kim Jong Il para a coesão política da Coreia do Norte. Ele é o herdeiro de um culto de personalidade de tipo religioso que o Estado construiu a volta do seu pai, Kim Il Sung, o primeiro presidente do país. Kim Jong Il é também visto como a única pessoa que pode elevar-se acima das facções que se poderiam acotovelar numa luta pelo poder.

Activistas de direitos humanos afirmam que Kim Jong Il é também a pedra basilar de um sistema que assenta no terror para garantir a ordem publica. A sua ausência poderá tornar mais difícil controlar milhões de norte-coreanos empobrecidos que tem passado por condições quase de fome desde há perto de 20 anos.

Um colapso norte-coreano criaria um pesadelo de segurança para os países vizinhos mais próximos, a China e a Coreia do Sul. Os seus lideres receiam uma enorme onda de refugiados. A Coreia do Sul poderá ter de despender centenas de biliões de dólares em infra-estruturas de emergência e custos com a segurança social para o decadente Norte. Obter o controlo das armas nucleares da Coreia do Norte e o seu arsenal de mísseis será a principal preocupação de Washington.

Kim Jong Il foi abertamente preparado pelo seu pai durante várias décadas, mas não designou publicamente qualquer sucessor seu. Kim Yong-hyeon – um especialista sobre a Coreia do Norte na Universidade de Donguk, em Seul, disse ser improvável que um familiar de Kim Jong Il venha a suceder-lhe no poder em Pyongyang.

O professor universitário afirmou que o mais provável sucessor de Kim Jong Il venha das altas chefias militares, a mais forte das organizações na Coreia do Norte.

Esses pormenores – tais como os prognósticos de saúde do líder norte-coreano – continuam, por enquanto, a ser motivo de especulações e de conjecturas.

XS
SM
MD
LG