Links de Acesso

EUA Observam Eleições no Cazenga



O embaixador americano em Angola, Dan Mozena, acompanhou desde as primeiras horas de sábado, na qualidade de observador eleitoral, o processo de votação em vários municípios de Luanda.

No Cazenga, onde permaneceu a maior parte do tempo, Dan Mozena fez uma breve declaração sobre o momento político que o país viveu.

À frente de uma delegação de quarenta observadores, Dan Mozena disse que a embaixada americana destacou representantes seus para as províncias de Luanda, Uije, Huambo, Bie e Benguela.

«Comecei o meu dia muito cedo, observando a abertura de uma assembleia de voto na Maianga. Depois desloquei-me ao Cassenda e agora estou aqui no Cazenga, onde vou passar o resto deste dia. Terminarei o meu dia de trabnalho no Gabinete Municipal eleitoral do Cazenga.»

Evocando o artigo trinta da Lei de Observação Eleitoral o embaixador americano evitou comentar à imprensa o que foi observando ao longo do dia.

Entretanto, quem pôs de lado os protocolos da diplomacia foi a chefe da missão de observação eleitoral da União Europeia, Luisa Morgantini que, em declarações a Agência France Presse, afirmou que o que estava a observar nas primeiras horas de hoje nas assembleias de voto era um verdadeiro «desastre».

O trabalho de observação da representação diplomática americana é coordenado com o de outros grupos de observadores internacionais, por forma a garantir uma cobertura abrangente do processo eleitoral.

XS
SM
MD
LG