Links de Acesso

Quem é Quem na Equipa de Política Externa de Obama


Na Convenção do Partido Democrático, as atenções estão obviamente mais viradas para questões de política interna, como seja a situação económica do país. É na política externa, claro está, que as atenções estão viradas para as guerras no Iraque e Afeganistão. Mas, caso Barrack Obama vença as próximas presidenciais quem irão ser as figuras no comando da política externa americana?

Brack Obama pode ser o candidato da mudança mas, ironicamente, a sua enorme equipa de política externa e de segurança é composta por conhecidas personalidades da administração do presidente Bill Clinton.

A antiga Secretária de Estado Madeleine Albright é uma figura visível aqui nesta convenção, apesar de, durante a campanha das eleições primárias, ter dado o seu apoio a Hillary Clinton. Hoje, faz parte do grupo de conselheiros de política externa de Barack Obama.

No grupo de conselheiros de segurança nacional de Obama conta-se um outro Secretário de Estado de Bill Clinton: Warren Christopher, bem como Secretario da Defesa, Wiiliam Perry.

O que não é de admirar . Christophjer, Albright e Perry juntam-se a um extenso grupo de conselheiros dos mais diversos aspectos de política externa, de assinalar, pelo facto de quase todos serem antigos conselheiros de Bill Clinton. O grupo de conselheiros de política externa é chefiado por Anthony Lake, que foi o primeiro conselheiro de Segurança Nacional de Clinton, posição que abandonou após duras criticas pelas sua inacção durante o genocídio do Ruanda e a reacção lenta aos massacres na Bósnia.

A africano-americana Susan Rice é cada vez mais a face pública de Obama em questões de política externa, aparecendo agora regularmente em entrevistas na televisão a explicar detalhes do programa de Obama.

Rice, recorde-se, fez parte do Conselho Nacional de Segurança de Bill Clinton e foi também Secretária de Estado Assistente para Assuntos Africanos.

Gail Smith, uma veterana de assuntos africanos que trabalhou também para o Conselho de Nacional de Segurança em anteriores administrações democráticas está também aqui na convenção e numa palestra em que abordou a situação em África falou sobre Moçambique como exemplo de um sucesso em África: "Quando eu vivia em África, Moçambique era considerado um caso sem solução que nunca iria recuperar. Hoje, Moçambique tem um dos mais altos níveis de crescimento do mundo. Claro que há ainda muito caminho a percorrer, mas isto prova o ponto de que não se pode olhar para África como sendo um continente sem diferenças".

Outras figuras no grupo de conselheiros de política externa de Obama são Gregory Craig, que trabalhou no Departamento de Estado durante o governo de Clinton, Jim Steinberg antigo vice-conselheiro de Segurança Nacional e Richard Danzig, Secretário da Marinha de Clinton. Daniel Saphiro, um especialista em questões do Médio Oriente, também fez parte do Conselho Nacional de Segurança de Clinton.

Há outros, claro está, embora com um carácter mais informal, como o Zbignew Brezzinski, Conselheiro Nacional de Segurança do presidente Jimmy Carter e Dennis Ross, coordenador para o Médio Oriente de Clinton.

Um nome a tomar em conta é o de Samantha Powers. Powers foi forçada a demitir se da campanha de Obama depois de ter descrito Hillary Clinton como “um monstro”. Mas, talvez, sintomaticamente, Powers está aqui, em Denver, e, na terça-feira, esteve participou num debate sobre crises humanitárias em África, uma área em que é especialista.

Mas, na generalidade, pode dizer-se que, em termos de conselheiros de política externa, uma presidência de Barack Obama será regressar ao passado, para fazer face ao futuro.

XS
SM
MD
LG