Links de Acesso

Mugabe vai forçar governo sem oposição


De acordo com o jornal estatal, The Herald, Mugabe disse que iria em breve formar um novo governo, afirmando que o MDC, o movimento oposicionista, não deseja fazer parte do mesmo.

Robert Mugabe foi mal recebido e vaiado pelos legisladores do Movimento para a Mudança Democrática durante o seu discurso na abertura do Parlamento, ontem, terça-feira. O líder zimbabueiano fez aquela declaração ao jornal Herald durante o almoço a seguir aos eventos parlamentares.

Um porta-voz do MDC, de Morgan Tsvangirai, condenou as afirmações de Mugabe que classificou como uma declaração de guerra contra o povo zimbabueiano. Em afirmações feitas à Agência France Press,o porta-voz Nelson Chamisa, disse que Mugabe está a tentar apoderar-se à força da liderança no Zimbabué.

Ambas as facções do MDC afirmam que não vão participar na formação de um novo governo até à conclusão das conversações, presentemente no impasse.

Mas alguns observadores sublinham que a actual guerra de palavras entre os partidos políticos zimbabueianos são tentativas de cada uma das partes no sentido de pressionar as outras a um eventual reatamento das negociações.

Adam Habib, analista político da Universidade de Johannesburgo, disse à Voz da América que Robert Mugabe deve resolver o problema da economia zimbabueiana em colapso e que para o conseguir necessita de um governo de unidade nacional, necessita da participação do MDC.

Entretanto,um tribunal da primeira instância em Harare adiou até Novembro o julgamento por traição do Secretário-geral do MDC,Tendai Biti. Biti que é também negociador-chefe do MDC foi indiciado em Junho passado, afirmando o seu advogado que as provas contra o seu cliente não são genuínas, antes fraudulentas.

XS
SM
MD
LG