Links de Acesso

Obama:  Anúncio de vice-presidente em vésperas da Convenção dos Democratas


A campanha de Obama prometeu revelar a identidade do seu candidato à vice-presidência aos seus apoiantes numa mensagem de Internet, esperando-se que Obama apresente a sua escolha numa conferência de imprensa, no sábado, no estado de Illinois.

A mais recente especulação da imprensa tem posto em foco os Senadores Joe Biden e Evan Bayh, respectivamente dos estados de Delaware e Indiana, recaindo ainda a mesma especulação sobre o Governador Tim Kaine, do vizinho estado da Virgínia.

O Senador Obama esteve de visita à Vírginia, em campanha, numa tentativa de réplica ao seu adversário republicano, o Senador McCain, do Arizona, no que respeita às políticas económicas do Presidente Bush nos últimos oito anos: "Quantos, entre vós estão em condições económicas piores desde que George Bush assumiu a presidência? Uma situação que representa a realidade das políticas do Presidente Bush nos últimos 8 anos. É por isso que concorro à presidência dos Estados Unidos...afim de assegurar que a próxima geração... aqui nos Estados Unidos...tenha melhores oportunidades de emprego no futuro."

Entretanto, o Senador McCain esteve em campanha no estado do Novo México, mais um estado onde se espera uma luta renhida em Novembro. McCain sublinhou as suas diferenças com Obama no que respeita à política energética: "O Senador Obama afirma que deseja independência energética...mas opõe-se à exploração petrolífera e nuclear. Necessitamos da energia nuclear como parte do esforço no sentido de alcançarmos a independência energética."

O Senador McCain propõe mais exploração petrolífera nas zonas costeiras dos Estados Unidos, uma posição muito popular nas mais recentes sondagens da opinião pública.

A sondagem Zogby confere a dianteira a McCain por 46 contra 41 por cento para Obama, situando-se, no entanto, McCain ligeiramente atrás de Obama na sondagem do Los Angeles Times e Bloomberg por uma margem de 45 a 43 pontos. Por sua vez Obama ultrapassa McCain na sondagem da Universidade de Quinnipiac, de Connecticut, com 47 por cento de pontos contra 42 para McCain.

O especialista republicano em sondagens da opinião pública, Brian Nienaber, disse que McCain tem vindo a reduzir nas ultimas semanas a diferença nas sondagens da opinião publica com Obama, afirmando que, em ultima análise, trata-se de duas corridas muito próximas, uma da outra.

Obama terá a oportunidade de recuperar o seu ímpeto aquando da abertura da Convenção Democrática em Denver, Colorado, na segunda-feira, enquanto os Republicanos terão a sua na semana seguinte, em Minneapolis, no estado de Minnesota, onde se espera que o Senador McCain anuncie o seu adjunto, sendo citados como possíveis candidatos ao posto, o ex-Governador de Massachusetts, Mitt Romney, o Governador do estado de Minnesota, Tim Pawlenti, e ainda, o Senador Joe Lieberman. Este último, porém, como surpresa, na sua qualidade de Senador independente do estado de Connecticut, e antigo candidato vice-presidencial do democrata Al Gore, na campanha de 2000.

XS
SM
MD
LG