Links de Acesso

Etiópia e Eritréia: ONU Vota pelo Fim de Sua Missão


O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou unanimemente pelo fim da missão de manutenção da paz na Etiópia e Eritréia, após dificuldades causadas por ambos os países.

O Conselho de Segurança levou vários meses a chegar a esta decisão, mas na quarta-feira, votou a favor do fim da força de 1700 efectivos que operam na fronteira entre os dois países, em vez de renovar o seu mandato que expira hoje.

O embaixador da Bélgica, Jan Grauls, cuja delegação elaborou a resolução, afirmou que cabe aos dois países a impossibilidade de prolongar o mandato.

Grauls diz que “como missão de manutenção da paz, a UNMEE foi gradualmente restringida na sua liberdade de movimentos pela Eritréia, a ponto de ser forçada a deixar a zona tampão que estava inicialmente a fiscalizar. Como uma missão de apoio administrativo e logístico para a demarcação de fronteiras, a UNMEE tem sido cada vez mais manietada na área pela recusa da Etiópia de implementar a decisão da Comissão Fronteiriça Eritréia-Etiópia”.

O diplomata belga afirmou que o Acordo de Argel, que pôs fim à guerra entre a Etiópia e a Eritréia, e a Comissão Fronteiriça continuam a ser as bases legais para que se construa um diálogo. O embaixador Grauls pediu a ambas as partes para cooperarem no processo para terminar a missão. Muitos dos “capacetes azuis” foram repatriados enquanto se aguardava por uma decisão do Conselho de Segurança.

As Nações Unidas advertiram que uma nova guerra poderá irromper se todos os “capacetes azuis” deixarem o terreno.

A Etiópia e a Eritréia têm tido contendas sobre as suas fronteiras desde que a Eritréia ganhou a independência em 1993 depois de uma guerra de 30 anos.

XS
SM
MD
LG