Links de Acesso

Chefe do Governo Santomense em Luanda


O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco, inicia, esta terça-feira, uma visita de trabalho, de 24 horas, a Angola, dedicada ao reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

O programa inscreve audiências, separadas, do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e do seu homólogo angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Rafael Branco tem ainda agendado um encontro com a comunidade santomense em Angola.

Esta é, por sinal, a primeira visita de Rafael Branco, a Angola, desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe.

Enquanto isso, Rafael Branco garantiu, ontem, que o seu governo vai propor uma investigação às acusações de desrespeito pelos direitos da população saotomense que habita as imediações de uma estância turística do grupo português Pestana, no Ilhéu das Rolas.

As denúncias em questão surgiram na sequência de uma visita à estância “Equador Pestana” por alguns dos participantes de um seminário Internacional sobre "Educação, Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Comunitário", que recentemente decorreu na capital são-tomense.

Entre as violações e privações de que alegadamente a população tem sido alvo, cita-se acesso à água para consumo e para a lavagem da roupa, o corte de energia eléctrica, entre outras.

Entretanto, a direcção daquele complexo turístico do grupo Pestana-São Tomé, desmentiu as acusações.

XS
SM
MD
LG