Links de Acesso

Doze Pessoas Mortas em Confronto em Camarões


As autoridades camaronesas disseram que pelo menos 12 pessoas morreram, na sequência de confrontos entre unidades do exército camaronés e um grupo de homens armados.

O ministro da defesa camaronés, Remy Ze Meka disse ontem que homens armados não identificados atacaram um aquartelamento do exército dos Camarões na península de Bakassi.

Aquele ministro camaronés adiantou por outro lado que as tropas governamentais rechaçaram o ataque, abatendo dez atacantes. Do lado das forcas governamentais, um soldado foi mortalmente alvejado nos confrontos.

Os Camarões e a Nigéria mantêm há longos anos uma disputa pela península de Bakassi. Mas cumprindo o veredicto de um tribunal internacional, Abuja transferiu já grande parte da soberania daquela disputada península, para a administração de Yaounde devendo a transferência do que ainda resta, ocorrer ainda antes do fim deste ano.

O Conselho para a Defesa e a Segurança do Delta do Niger, um grupo rebelde nigeriano, tinha reivindicado no passado a responsabilidade pelos ataques a Bakassi.

Aquele grupo rebelde opõe-se à decisão da Nigéria de transferir a soberania daquela península para os Camarões.

XS
SM
MD
LG