Links de Acesso

Obama: Visita-Relâmpago a Israel e Palestina


O candidato presidencial à Casa Branca pelo Partido Democrático, Barak Obama, efectuou uma visita relâmpago a Israel e à Palestina, tendo-se reunido com líderes tanto israelitas como palestinianos.

A visita de Barak Obama atraiu grande atenção e interesse por parte, tanto de israelitas como de palestinianos. O senador pelo Estado de Illinois começou a sua visita de ontem reunindo-se com destacados elementos do governo israelita, avistando-se, de seguida, com o presidente de Israel, Shimon Peres, que é um cargo, sobretudo cerimonial.

Obama e Peres fizeram declarações aos jornalistas. O senador Barak Obama prometeu o seu apoio a Israel, se for eleito presidente dos EUA. Disse Obama: “Estou a efectuar esta visita para reafirmar o relacionamento especial entre Israel e os EUA e para manifestar o meu compromisso perante a segurança de Israel e o meu desejo de que posso ser um parceiro eficaz, tanto como senador como presidente trazendo uma paz duradoura para esta região.”

Obama expressou aquela mensagem de empenhamento face ao processo de paz no Médio Oriente à Margem Ocidental, à cidade de Ramallah, onde se reuniu com dirigentes moderados palestinianos, o presidente Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro Saalam Fayyad.

Nenhuma daquelas personalidades comentou publicamente o que se passou durante o encontro, mas o negociador chefe palestiniano, Saeb Erekat, disse que os palestinianos estão a prestar grande atenção tanto ao senador Barak Obama como ao seu rival, o senador republicano John McCain.

Disse Erekat: “Esperemos que, quem quer que ganhe as eleições nos EUA , mantenha o rumo das conversações – conversações que visem a criação de dois Estados – pondo termo à ocupação israelita, mantendo uma solidariedade com palestinianos e israelitas, por forma a chegar-se a um objectivo específico no Roteiro da Paz para criar uma solução de dois Estados, Israel e a Palestina, vivendo lado a lado, em paz e em segurança.”

O senador John McCain, que representa o Estado do Arizona, e que é o candidato pelo Partido Republicano à Casa Branca, não se avistou com as autoridades palestinianas ou visitou a Margem Ocidental, durante a sua deslocação, efectuada a Israel, em Março.

Obama visitou também a cidade de Sderot, no Sul de Israel, atingida por “rockets” palestinianos, lançados a partir da Faixa de Gaza. Posteriormente, o senador Obama avistou-se com o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, com quem debateu o processo de paz para o Médio Oriente e o programa nuclear iraniano.

A visita de Obama a Israel é vista por muitos observadores como uma iniciativa destinada a atrair o apoio da comunidade judaica americana, nas próximas eleições presidenciais.

XS
SM
MD
LG