Links de Acesso

Autoridades Chinesas Descartam Actos Terroristas na Explosão de Dois Autocarros no Sul do País


Responsáveis chineses anunciaram que as investigações das explosões de dois autocarros ontem no sul da China põem de parte ligações com ameaças terroristas contra os Jogos Olímpicos.

O governo chinês afirmou que embora tenha havido complots internos contra as olimpíadas do próximo mês, não há elementos que provem a relação com as explosões de dois autocarros ontem em Kunming.

O ministro chinês dos negócios estrangeiros disse que as explosões de dois autocarros na cidade de Kunming estão ainda a ser investigadas, mas não foi um ataque contra os Jogos Olímpicos, isso enquanto não houver provas.

As explosões dos dois autocarros públicos provocaram a morte de duas pessoas e ferimento de 14 outras, além de destruir veículos que circulavam nas imediações.

Investigadores dizem que foi um acto de sabotagem, mas não identificaram nenhum suspeito, e nem as razoes dos ataques.

Liu Jianchao, porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros chinês, diz que a China condena a violência e que a polícia tem em curso investigações, e que tentará resolver o caso o mais rápido possível.

Notícias veiculadas pela imprensa chinesa citando um responsável dos serviços de segurança em Kunming dizem não haver provas de envolvimento de grupos terroristas nos ataques.

As autoridades chinesas afirmaram por outro lado, que terroristas islâmicos da província nortenha de Xinjiang planejaram atacar as grandes cidades durante os jogos olímpicos e raptar atletas e jornalistas estrangeiros.

Pequim anunciou o desmantelamento de complots terroristas neste ano e disse ter morto 5 extremistas durante um ataque em Xinjiang.

As organizações dos direitos humanos dizem que o governo chinês está a usar os argumentos de terrorismo para silenciar dissidentes da minoria muçulmana de Uighur em Xinjiang.

Ataques a bombas são raros na China e muitos deles são resultados de disputas individuais, do que grupos organizados ou terroristas.

Os serviços de segurança chineses estão a oferecer a compensação de 14 mil dólares por informações sobre os autores das explosões dos dois autocarros de ontem em Kunming.

XS
SM
MD
LG