Links de Acesso

Bissau: ONU Reitera Preocupação Sobre Tráfico de Drogas


O Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou a sua "preocupação" face ao tráfico de drogas através da Guiné-Bissau, mas saudou os esforços do país "em levar os traficantes à justiça".

O Conselho foi informado, por um destacado funcionário da organização, que o tráfico de drogas através da Guiné Bissau, é agora uma ameaça para toda a região da África Ocidental.

O Conselho de Segurança reuniu-se para analisar um relatório do Secretário Geral, Ban Ki-moon, que descreveu a situação na Guiné Bissau como “periclitante”.

O Conselho aprovou uma declaração em que “apela à comunidade internacional para continuar a fornecer recursos técnicos, materiais e financeiros” à Guiné Bissau para que o país possa “preencher as lacunas actuais e assegurar eleições atempadas e efectivas”.

“Os membros do Conselho reiteraram a sua preocupação perante a grave ameaça constituída pelo tráfico de drogas e crime organizado à consolidação da paz na Guiné-Bissau”. Após “notar os esforços” do governo guineense para “implementar um plano operacional anti-narcóticos” o Conselho de Segurança apelou à comunidade internacional para “aumentar o seu apoio aos esforços nacionais e regionais para se combater esse flagelo”.

Durante a apresentação do relatório de Ban Ki-moon ao Conselho de Segurança, o director executivo das Nações Unidas para ao combate à droga e crime, António Maria da Costa, alertou para o facto de que a Guiné Bissau se ter tornado “num centro transnacional de tráfico de drogas”, revela uma transcrição da sessão de trabalho fornecida pela ONU.

Este destacado funcionário da ONU avisou que esse tráfico de drogas “não é apenas uma questão nacional, mas também uma ameaça aguda à segurança regional da África ocidental”. António Maria da Costa disse ainda que, há alguns anos atrás, uma rápida intervenção em Cabo Verde tinha “bloqueado a primeira manifestação” deste problema, mas que isso tinha agora alastrado para a Guiné Bissau e poderá, em breve, atingir outras áreas da região.

António Maria da Costa disse que o seu departamento está a preparar uma conferência ministerial sobre a questão que se deverá realizar-se em Outubro, em Cabo Verde.

Por seu turno Shola Omoregie, representante do Secretário Geral e director dos Escritórios da ONU na Guiné Bissau (UNOGBIS) disse serem necessários 12 milhões de dólares para cobrir os actuais “esforços da luta contra os narcóticos” e outros 4,5 milhões de dólares para os preparativos para as eleições.

Na sua declaração, o Conselho de Segurança saudou a decisão de Cabo Verde de acolher a conferencia anti-narcóticos em Outubro e “saudaram” a comunidade internacional pelas promessas já feitas de apoiar as eleições.

O Conselho de Segurança “reiterou a importância de reformas no sector de segurança na Guiné Bissau”, tendo apelado ao governo para intensificar os seus esforços “em todos os aspectos da reforma do sector de segurança”.

XS
SM
MD
LG