Links de Acesso

Tsvangirai Desistiu das Eleições Presidenciais


O líder da oposição do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, decidiu não participar na segunda volta das eleições presidenciais, afirmando não querer legitimar a guerra desencadeada por Robert Mugabe contra o povo zimbabweano.

Morgan Tsvangirai afirmou que decidiu afastar-se da segunda volta das presidenciais, marcadas para a próxima sexta-feira, devido ao aumento da violência e da intimidação contra os seus apoiantes: ” Nós, no MDC , decidimos que não vamos participar mais nesta farsa violenta de um processo eleitoral.”

Tsvangirai afirmou ainda que o presidente Robert Mugabe e o Partido Zanu-PF fizeram tudo o que puderam para desacreditar estas eleições. O candidato do MDC afirmou que demasiadas pessoas já morreram ou foram desalojadas. Acrescentou que a escolha para o povo zimbabweano era a de votar pela Zanu-PF ou a de morrer.

Tsvangirai venceu a primeira volta das eleições, em 29 de Março, mas, segundo a Comissão Eleitoral Zimbabweana, não conseguiu alcançar a maioria implicando, assim, a segunda volta das presidenciais. O MDC venceu igualmente as eleições legislativas e autárquicas. A campanha para a segunda volta foi marcada pela violência e intimidação, sobretudo no interior do país. Organizações de defesa dos direitos humanos afirmaram que morreram pelo menos 85 pessoas e que dezenas de milhar de outras ficaram desalojadas, na sua maior parte apoiantes da oposição.

O líder da oposição decidiu não participar na segunda volta depois de apoiantes de Robert Mugabe terem bloqueado o acesso ao local onde devia decorrer o principal comício a campanha do MDC. Militantes armados envergando T-shirts da Zanu-PF agrediram várias pessoas que tentavam aproximar-se do local do comício, perto de Harare. Observadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Autsral, SADC, permaneceram nos seu hotéis e jornalistas, que tentavam chegar ao local do comício, foram alguns alvejados. Alguns eleitores apoiantes de Tsvangirai declararam-se, entretanto, aliviados com o facto dele ter desistido. Outros afirmam que a campanha de violência de Mugabe vai prosseguir enquanto o MDC não desaparecer de vez. Entretanto, o governo de Harare já fez saber que a segunda volta vai realizar-se, salientando que a eleição provará o apoio dos zimbabweanos a Mugabe, que se encontra no poder desde a independência da Grã-Bretanha, em 1980.

XS
SM
MD
LG