Links de Acesso

ZANU PF Perdeu Pela Primeira Vez Desde 1980


O partido do presidente do Zimbabwe, a ZANU PF que foi derrotado pelo Movimento para a Mudança Democrática, no sufrágio de 29 de Março passado, deu inicio a campanha para a segunda volta do sufrágio presidencial que espera vencer.

A ZANU PF sustenta terem sido muitas as pessoas que não votaram na primeira volta por Mugabe por terem pensado que não havia perigo de não vencer.

A ZANU PF perdeu, no recente sufrágio eleitoral, e pela primeira vez desde 1980, a maioria parlamentar. O seu porta voz para a Informação afirmou que muitos membros foram complacentes e acreditaram que tanto a ZANU PF e o candidato presidencial, Robert Mugabe iriam ganhar como acontecera no passado.

Ambos acabaram por serem derrotados. Mugabe foi ultrapassado nas urnas pelo líder do MDC, Morgan Tsvangirai, que não conseguiu obter mais do que os 50 por cento dos sufrágios por isso existe necessidade de uma segunda volta.

A ZANU PF formou uma equipa de apoio ao sufrágio, constituída por deputados que tem de ir as suas circunscrições para persuadirem os eleitores a apoiarem Mugabe.

A ZANU PF conta igualmente com o apoio da Comissão Eleitoral que misteriosamente atrasou os resultados dos quatro sufrágios, em particular o voto presidencial durante cinco semanas.

Os resultados dos sufrágios para os governos locais ainda não foram publicados e os eleitos pelo MDC não podem ocupara as varias localidades em que saíram vencedores.

A legislação eleitoral exige que a segunda volta das presidenciais seja efectuada ate ao dia 23 de Maio, mas a ZANU PF já afirmou desejar um adiamento, e a Comissão indicou a alguns meios de informação que irá haver um adiamento.

A ZANU PF responsabiliza o MDC pela violência pós eleitoral que se tem espalhado por muitas regiões do pais.

Muitos agentes das secções de voto, professores que foram presidentes de mesas de voto, e ainda observadores independentes tem sido espancados e detidos por todo o país segundo a organização dos Advogados em favor dos direitos humanos.

O MDC sustenta que mais de 50 dos seus apoiantes foram detidos em Bulawayo, cidade onde foram igualmente detidas elementos de uma organização feminina.

Centenas de apoiantes do MDC, pessoal de escritório e activistas tem sido detidos nas ultimas duas semanas.

Vários jornalistas foram interrogados pela polícia.

Médicos independentes e inquéritos revelam que os feridos que se encontram nos hospitais dizem terem sido atacados por elementos uniformizados das forças de segurança do Zimbabwe que os castigaram por terem votado pelo MDC.

Apoiantes do MDC em muitas áreas do país, incluindo os que se encontram no hospital que sustentam terem sido espancados pelos seus pontos de vista políticos, tem dito aos jornalistas que vão estar presentes no sufrágio e votarão por Morgan Tsvangirai independentemente da onda de violência.

O antigo ministro da Informação e agora parlamentar independente, Jonathan Moyo indicou terem fracassado as negociações tanto para um governo de unidade nacional ou para uma autoridade de transição.

Segundo ele tal significa que não existe alternativa a segunda volta que prevê será ganha facilmente por Tsvangirai, independentemente dos actos de violência.

XS
SM
MD
LG