Links de Acesso

Atentados em Timor : Indonésia Deporta Quatro Rebeldes


Foi grande o aparato policial mobilizado para a entrega a Timor Leste dos quatro ex-militares procurados pelos atentados de 11 de fevereiro. A deportação pelas autoridades indonésias teve lugar hoje no aeroporto de Halim Perdanakusumah.

Em declarações à imprensa, o porta-voz da polícia Indonésia, Abu Bakar, explicou qual foi o ponto de partida desta operação de captura. «A partir de informações fornecidas pela policia timorense, conseguimos prender dois em Jacarta e outros dois na fronteira entre Atambua e Timor Leste».

Longuinho Monteiro, Procurador Geral de Timor Leste, disse a jornalistas que, depois do interrogatório, os quatro homens deverão ser acusados por tentativa de assassinato.

Os rebeldes capturados pela Indonésia e entregues nesta segunda-feira, 05, às autoridades timorenses integram um grupo com cerca de seiscentos homens afastados do exército em 2006.

A cisão das forças militares de Timor Leste levou ao surgimento de facções regionais que estão na origem da violência que matou 30 pessoas e obrigou outras 150 mil a deixarem suas casas.

Em Fevereiro, os soldados rebeldes, liderados pelo Major Alfredo Reinado, feriram seriamente o presidente José Ramos Horta. O primeiro-ministro Xanana Gusmão, por seu turno, escapou ileso de um outro ataque.

Os rebeldes capturados pela Indonésia fugiram de Timor após os atentados.

O porta-voz da polícia Indonésia, Abu Bakar, afirmou ainda que as prisões e a deportação são um exemplo de cooperação entre os dois países. «O Governo timorense pediu ao governo indonésio que prendesse estes quatro soldados rebeldes. Suspeitava-se que teriam fugido para a Indonésia. Este caso demonstra a boa cooperação entre os executivos dos dois países», explicou Bakar.

A deportação destes quatro homens acontece quase uma semana depois de outros doze soldados rebeldes timorenses -alegadamente envolvidos nos atentados - se entregarem às autoridades em Dili, capital do país.

XS
SM
MD
LG