Links de Acesso

ONU Prepara-se para Debelar Crise Alimentar Global


O Secretário-geral da ONU, Ban Ki moon, formou uma força-tarefa de alto nível para tentar resolver a crise global de falta de alimentos.

O secretário-geral da ONU acaba de regressar de uma deslocação à Europa e à África Ocidental onde, disse, a gravidade da situação de crise alimentar global dominou as suas conversações. Disse Ban Ki moon que alguns líderes o advertiram para o facto desta crise poder fazer descarrilar a recuperação de vários anos de recuperação de conflito: “ Se não apropriadamente enfrentada, esta crise poderá descarrilar em múltiplas crises que irão afectar o comércio, o desenvolvimento e, inclusivamente, a segurança política e social em redor do mundo. A subsistência de centenas de milhões de pessoas está ameaçada.”

Ban Ki moon disse que, nos últimos dias, foram dados passos promissores para fazer face à situação de emergência. Mas, adiantou que a ONU tem que assumir a liderança para fazer face aos desafios a longo prazo, particularmente os esforços para aumentar a produção agrícola nas regiões afectadas. Disse o líder da ONU: “Apelei aos líderes para não tomem medidas que distorçam o comércio e aumentem os preços. Nós necessitamos de iniciativas imediatas para obter sementes, fertilizantes e outros produtos necessários aos pequenos agricultores de todo o mundo.”

Ban Ki moon afirma que a nova força-tarefa vai analisar as raízes da crise e irá propor soluções que irão ser aplicadas de forma decidida. O secretário-geral irá participar na primeira reunião da força-tarefa. Ban pediu ao responsável da ONU para as questões humanitárias, John Holmes, para liderar o processo. David Nabarro, o coordenador da ONU para a gripe das aves irá ocupar o cargo de adjunto.

Ban Ki moon convidou os líderes de todo o mundo a participar numa cimeira mundial, que vai ter lugar em Roma, em Junho.

XS
SM
MD
LG