Links de Acesso

Bush Pede ao Congresso 770 Milhões para Combater a Fome no Mundo


O presidente dos Estados Unidos, George Bush, pediu ao Congresso para aprovar 770 milhões de dólares para ajudar a aliviar a falta de alimentos e o aumento de preços em vários países do mundo.

Bush disse ter pedido à legislatura para aprovar mais fundos para ajudar alimentar de emergência porque está preocupado com a situação causada pelos aumentos de preços dos produtos alimentares.

Em algumas das nações mais pobres do mundo, a subida de preços pode ser a diferença entre uma refeição diária e a fome.

Os 770 milhões de dólares pedidos por Bush são adicionais aos 200 milhões de dólares que o presidente já aprovou em resposta à crescente crise alimentar. Bush disse que, juntamente com programas de ajuda já existente, isto significa que os Estados Unidos vão gastar, em 2008 e 2009, cinco mil milhões de dólares na luta contra a fome no mundo.

Estes fundos vão manter robustos os actuais programas de ajuda alimentar de emergência. No passado, temos sido os líderes em fornecer alimentos àqueles que não os têm e vamos continuar a ser os líderes em redor do mundo”.

O presidente quer gastar mais fundos em programas de desenvolvimento agrícolas para ajudar os agricultores a produzirem mais alimentos. Bush quer também mudar o modo como a ajuda alimentar é feita, comprando mais alimentos aos agricultores no mundo em desenvolvimento para acabar com o ciclo da fome, fortalecendo a agricultura local.

Bush apelou também às outras nações para levantarem as restrições às exportações agrícolas e para removerem os limites a produtos geneticamente modificados que, segundo disse Bush, são seguros, resistentes à seca e à doença e podem resultar na produção de mais alimentos para mais populações.

A crise alimentar global é o resultado da combinação de vários factores, incluindo a seca, o aumento dos preços de energia e dos fertilizantes, a maior procura por parte da China e da Índia e devido ao facto de estar a ser usadao mais milho para produzir bio-combustíveis.

O aumento dos preços resultou em fome e açambarcamento em várias nações pobres. O secretário-geral da ONU, Ban Ki moon, apelou, esta semana, para um esforço global para se confrontar o que o programa alimentar mundial descreveu de um “tsunami silencioso”.

XS
SM
MD
LG