Links de Acesso

Zimbabwe: Comissão Eleitoral Confirma Vitoria da Oposição Nas Eleições Legislativas


A Comissão Eleitoral confirmou hoje que o Movimento para Reforma Democrática, na oposição foi o vencedor das eleições legislativas, vitoria confirmada com a recontagem dos votos nos 23 círculos eleitorais.

O processo de recontagem dos boletins de votos nos 23 distritos eleitorais, tal como exigido pela ZANU-PF, confirmam que o partido de Robert Mugabe não conseguiu reverter a situação, reconquistando os nove assentos que lhe retiram a maioria no parlamento nacional.

No que se refere às eleições presidenciais, o presidente da Comissão Eleitoral, garantiu que a verificação dos procedimentos terá inicio amanhã, terça feira.

Estes resultados já estavam disponíveis, a 3 de Abril ultimo, altura em que os resultados das eleições legislativas foram oficialmente divulgadas por aquela entidade eleitoral. Só que, na altura e por pressão do partido do presidente Robert Mugabe, foi adiado o anuncio dos resultados das eleicoes presidenciais.

Vários observadores independentes, nacionais e estrangeiros confirmaram, entretanto que urnas contendo os votos das eleições presidenciais e originalmente seladas, foram violadas. Estas anomalias foram detectadas logo no inicio do processo da recontagem dos votos das legislativas.

A aguardar igualmente pela publicação oficial, continuam igualmente os resultados das eleições municipais, cujo adiamento a comissão eleitoral, não tem conseguido explicar de forma convincente.

Cerca de 450 assentos para os governos e assembleias locais foram igualmente a votos, no passado dia 29 de Marco, enquanto quatrocentas outros encontram-se controlados pela ZANU-PF.

Enquanto isso, a oposição que se encontrava dividida, reunificou-se formalmente hoje e apelou ao presidente Robert Mugabe que aceite e assuma a derrota nas eleições gerais de Março ultimo.

O fundador do Movimento para a Reforma Democrática, MDC, Morgan Tsangirai e o líder da facção dissidente daquele partido, Arthur Mutambara, apareceram hoje juntos numa conferencia de imprensa na cidade sul africana de Joanesburgo.

Tsangirai disse que as duas facções tinham se reunificado e que o partido conquistara a maioria parlamentar. O líder da oposição sugeriu ainda o presidente Robert Mugabe a admitir a derrota, já que segundo ele, dificilmente poderá ser presidente sem controlar o parlamento.

O Movimento para a Reforma Democrática insiste por outro lado que o seu candidato e líder, Morgan Tsangirai foi o vencedor das eleições presidenciais.

Os resultados oficiais das eleições parlamentares dão a vitoria a oposição, pela primeira vez isto desde 1980, altura em que o Zimbabwe se tornou independente da Grã Bretanha.

XS
SM
MD
LG