Links de Acesso

Cimeira União Africana-ONU em Nova Iorque


Os líderes da União Africana e membros do Conselho de Segurança da ONU estão a realizar um encontro em Nova Iorque para debater as formas para melhorar a cooperação nas áreas da paz e da segurança.

O encontro de quarta-feira foi convocado pela África do Sul que detém a presidência do Conselho de Segurança, este mês. No seu discurso de abertura, o presidente Thabo Mbeki afirmou que a existência de recursos continua a ser a mais grave limitação à capacidade de África apoiar as operações de manutenção da paz e de resolver os seus próprios conflitos. Disse Mbeki: “A questão do financiamento das forças de manutenção de paz é uma questão central para definir o relacionamento entre a ONU e a União Africana.”

Mbeki saudou uma proposta feita pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de criar um painel de personalidades da ONU e da UA e outras personalidades relevantes, para considerar as forças para financiar e apoiar as missões de paz assumidas por organizações regionais.

Ban Ki-moon participou na reunião e disse aos participantes que a ONU e a União Africana tèm que aumentar os seus esforços para levar a paz e a estabilidade a Darfur e à Somália. Disse o secretário-geral da ONU que a parceria entre a União Africana e a ONU nesta frente é crucial: “Evitar e resolver o conflito pacificamente tem que continuar a ser um dos principais objectivos na agenda partilhada pela União Africana e a ONU”.

Neste contexto, Ban Ki-moon saudou o anúncio do acordo que permitiu a formação de um governo de coligação no Quénia e exortou todas as partes a manterem-se empenhadas em resolver os problemas de longo prazo decorrentes dos recentes distúrbios post-eleitorais.

Participaram no encontro representantes de 21 nações africanas, bem como os diplomatas dos 15 países com assento no Conselho de Segurança da ONU. Entre os chefes de Estado africanos presentes, de destacar a presença dos presidentes da África do Sul, Tanzânia, Costa do Marfim e da República Democrática do Congo. De assinalar também a participação dos primeiros-ministros da Grã-Bretanha, Itália e da Etiópia.

XS
SM
MD
LG