Links de Acesso

Bush Recebe Bento XVI  À  Sua Chegada


O Papa Bento XVI encontra-se nos EUA para a sua primeira visita desde que, há três anos, foi eleito para liderar a Igreja Católica. Durante o voo entre Roma e a capital americana, o Pontífice disse estar “profundamente envergonhado” pelos escândalos dos abusos sexuais cometidos por padres contra crianças, nos EUA.

O Papa chegou à base aérea de Andrews, nos arredores de Washington, depois de ter feito um comentário directo a uma das questões mais difíceis que irá enfrentar durante a sua primeira visita papal aos EUA.

Durante o seu voo, de Roma, Bento XVI disse que os escândalos sexuais de crianças abusadas por padres católicos causou um grande sofrimento à Igreja católica na América e a ele, pessoalmente.

O Papa disse estar profundamente envergonhado pelo escândalo e disse que os pedófilos irão ser erradicados do sacerdócio.

A Igreja Católica pagou, pelo menos, dois mil milhões de dólares às vítimas dos abusos sexuais e centenas de padres foram afastados das suas funções.

O monsenhor Kevin Irwing, o reitor da Escola de Teologia da Universidade Católica da América, afirma que irá levar muito tempo para que as feridas provocadas por aqueles casos venham a sarar: “Ninguém pode resolver esta crise. Vai levar muito tempo, muitas feridas por sarar e muita oração e muita mortificação. Em certa medida, esta crise fez com que a Igreja regressasse às suas origens. Temos que ser uma igreja humilde e peregrina.”

O presidente Bush e a sua mulher Laura, acompanhado por uma das suas filhas, Jenna, tomaram uma iniciativa pouco habitual ao terem decidido saudar o Papa Bento XVI à sua chegada à base aérea de Andrews.

Muito embora o Papa e o presidente Bush discordem em muitas questões, como é o caso da guerra no Iraque e a pena de morte, o facto é que existe uma grande proximidade no que toca à questão do aborto e do casamento dos homosexuais.

A opinião de Dana Perino, porta-voz da Casa Branca: “O presidente Bush está muito entusiasmado em ter aqui o Santo padre. E uma das razões para isso é estabelecer uma ligação pessoal, existindo entre ambos muitos valores em comum.”

A cerimónia formal de boas vindas ao Papa vai ter lugar esta quarta-feira, quando milhares de pessoas se reunirem na Casa Branca para o saudar.

Durante a sua visita de seis dias, o Papa vai celebrar missa em dois enormes estádios de basebol, vai discursar perante as Nações Unidas e irá ter encontros com líderes de outras religiões. Bento XVI irá rezar no local, em Nova Iorque, onde tiveram lugar dois dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

James Brennan é o administrador da Universidade Católica de Washington: “Penso que o Papa vai trazer a todos os americanos uma muito positiva mensagem de esperança e de amor, que é a mensagem essencial de Jesus Cristo.”

Durante a sua visita aos EUA, o Papa Bento XVI irá assinalar o terceiro aniversário do seu papado e o seu 81º aniversário natalício.

XS
SM
MD
LG