Links de Acesso

Quénia: Anunciado Governo de Coligação


No Quénia, a liderança revelou um novo plano para a partilha do poder ao nível do governo, pondo termo a um impasse que ameaçava reacender a crise post-eleitoral.

O presidente Mwai Kibaki anunciou o plano para a formação de um governo alargado, de 40 elementos, durante uma conferência de imprensa, em que participou também o líder da oposição Raila Odinga. Disse, na oportunidade, Kibaki:“ O anúncio de um novo governo, hoje, demonstra o empenhamento da liderança política de fazer avançar e de prestar maior atenção aos desafios que se colocam ao nosso país e ao nosso povo.”

Como já era esperado, Odinga torna-se primeiro-ministro. Entretanto, foram criados dois cargos de vice-primeiro-ministro que serão atribuídos a um representante Partido de Unidade Nacional, do presidente Kibaki, e outro a um elemento do Movimento Democrático Laranja, de Odinga.

Quanto ao restante elenco governamental, este foi dividido igualmente, com os aliados de Kibaki assumindo as pastas chave da Defesa, Finanças, Segurança Interna e Justiça.

Um porta-voz do Departamento de Estado americano afirmou que Kibaki e Odinga tomaram a corajosa decisão de formar um governo de coligação, exortando-os a aproveitar a actual dinâmica para levar por diante reforças políticas.

XS
SM
MD
LG