Links de Acesso

Durão Barroso: Zimbabweanos Votaram na Mudança


O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelou para uma rápida transição para a democracia no Zimbabwe. Barroso acrescentou que os zimbaweanos votaram na mudança e que não querem mais a liderança de Robert Mugabe.

Durão Barroso expressou a sua preocupação pela falta de transparência no processo eleitoral zimbabweano. Acrescentou que o presidente Mugabe e a sua ”entourage” deviam aceitar o facto de que o povo do Zimbabwe quer mudança. O porta-voz de Barroso, Amadeu Alatafaj, disse à VOA que o atraso na publicação dos resultados das presidenciais está a alimentar a especulação e que as pessoas estão a tirar as suas próprias conclusões. Disse Alatafaj: ”O povo do Zimbabwe votou e a maior parte dos observadores independentes acham que votou pela mudança. Votaram pelo respeito dos direitos humanos, pela liberdade de expressão e também para acabar com a caótica situação económica. Os seus votos devem contar.”

Barroso apelou aos países da região para que ajudem no processo de transição, salientando que a comunidade internacional, incluindo a União Europeia está pronta a ajudar os zimbabweanos a fazerem frente à extrema pobreza com que se debatem. O porta-voz do presidente da Comissão Europeia acrescentou que apesar da União Europeia ter dado apoio humanitário ao Zimbabwe apenas pode desempenhar um papel complementar para que se verifiquem mudanças no país. Disse Alatafaj: ” O principal esforço tem que partir dos próprios zimbaweanos e em particular das autoridades. É igualmente importante que os países da região da África Austral em particular assim como das organizações pan-africanas também contribuam”.

Os zimbabweanos votaram, há 11 dias atrás, para escolherem um presidente, legisladores e autoridades locais. Apenas os resultados das legislativas foram divulgados. O líder do principal grupo da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática, Morgan Tsvangirai reivindicou, entretanto, vitória nas presidenciais sobre Robert Mugabe.

Por seu lado, a Comissão Eleitoral nomeada pelo governo de Mugabe afirmou que estava a recolher números. Contudo, os meios de comunicação estatais têm vindo a anunciar que nenhum dos candidatos conseguiu alcançar uma maioria e que, portanto, será necessária uma segunda volta das presidenciais. O Movimento para a Mudança Democrática apelou entretanto ao Supremo Tribunal para que obrigue a Comissão Eleitoral a publicar os resultados das presidenciais. O Supremo Tribunal afirmou, entretanto, que se pronunciará sobre o assunto na próxima segunda-feira.

XS
SM
MD
LG