Links de Acesso

Rice Nega Estar Interessada na Vice-Presidência


A Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, negou que estivesse interessada em ser a candidata do Partido Republicano à vice-presidência dos EUA.

Rice, que foi conselheira de segurança nacional do presidente Bush, antes de se ter tornado Secretária de Estado, tinha sido considerada, há dois anos atrás, como uma possível candidata pelo Partido Republicano às eleições presidenciais de 2008. No entanto, sempre negou ter tais aspirações e ,desta feita, com a escolha do senador John McCain como candidato, Rice tem vindo a pôr de lado uma possível candidatura à vice-presidência. As últimas especulações acerca do assunto surgiram no fim de semana pela boca de um influente membro do Partido Republicano, Dan Senor.

Segundo Senor, Rice estaria activamente empenhada em conseguir a nomeação para a vice-presidência. Senor declarou a uma estação de televisão americana que Rice tinha demonstrado o seu interesse, durante um encontro privado com uma organização de republicanos conservadores. O porta-voz do departamento de Estado, Sean McCormack, tentou acabar na segunda-feira com a especulação, afirmando que Rice manifestou, por várias vezes, o seu desinteresse pela vice-presidência. Ontem, foi a própria Condoleezza Rica a falar à imprensa sobre a questão. Rice louvou o senador McCain, mas insistiu que não pretendia ser a sua parceria à Casa Branca: ”O senador McCain é um americano extraordinário , um líder de grande valor e é, obviamente, um grande patriota. Tendo dito isso, vou regressar a Stanford, vou regressar à Califórnia , vou observar a campanha e participar como eleitora.”

Rice era administradora da prestigiada Universidadde de Stanford, na Califórnia, e salientou que apenas tinha pedido licença do seu cargo para participar na administração Bush. Apesar das suas repetidas declarações de desinteresse na vice-presidência, Condoleezza Rice tem vindo, ultimamente, a envolver-se com mais frequência no debate de questões de política interna, incluindo o relacionamento entre raças. Rice é a mais destacada funcionária afro-americana da administração Bush e muitos observadores políticos acham que ela poderia contrabalançar demográficamente o senador Brack Obama , também ele afro-americano, caso aquele último fosse escolhido como candidato dos democratas à Casa Branca. No entanto, outros analistas dizem que McCain só teria a perder com uma parceria com Rice, devido a facto de muitas pessoas associarem a Secretária de Estado à situação no Iraque e a outras acções pouco populares do presidente Bush.

XS
SM
MD
LG