Links de Acesso

O Percurso Político de Robert Mugabe


O Zimbabwe aguarda ansiosamente a confirmação oficial dos números avançados pelos grupos pró-democracia, de que o presidente Robert Mugabe se classificou em segundo lugar, após o dirigente da oposição Morgan Tsvangira, nas eleições presidênciais de 29 de Marco, podendo assim fazer face a uma segunda volta.

Quem é Robert Mugabe, herói da guerra da independência, e que visto por muitos como um líder autoritário, cujas políticas levaram o Zimbabwe ao colapso económico?

Após décadas de luta pela independência e 28 anos como governante indisputado do Zimbabue, o presidente Robert Mugabe parecia ter intenção de governar para sempre.

Durante a campanha presidencial, Mugabe descreveu os seus opositores como traidores e fantoches estrangeiros e dizia que nunca iriam ganhar as eleições: “Nunca irá acontecer. Nunca, nunca.”

Mas, quando os resultados mostraram que o partido ZANU-PF, de Mugabe, tinha sido derrotado pela primeira vez nas eleições parlamentares, o imbatível antigo líder guerrilheiro respondeu com a mesma obstinação que tem caracterizado a sua liderança.

Após os acordos de Lancaster House, que deram a independência ao Zimbabwe em 1980, Mugabe foi eleito primeiro-ministro e depois presidente. Inicialmente, formou um governo de coligação com o camarada de armas Joshua Nkomo. Um governo que cairia em pouco tempo e levaria a uma campanha durante a qual seriam mortas cerca de 20 mil pessoas, na sua maior parte apoiantes de Nkomo.

Mugabe e a ZANU-PF governaram virtualmente sem qualquer oposição até à criação, em 1999, do Movimento para a Mudança Democrática, o MDC, de Morgan Tsvangirai. Tsvangirai e o MDC acabariam por perder subsequentes eleições (em 2000, 2002 e 2005) marcadas pela violência e por irregularidades.

Tsvangirai e dezenas de outros líderes do MDC foram hospitalizados em Marco, depois de terem sido espancados, e detidos, quando tentavam levar a cabo um protesto, que tinha sido proibido pelo governo.

Quando os dirigentes da oposição ameaçaram de novo com a manifestação, Mugabe respondeu na sua forma característica: “Voltarão a ser presos e espancados pela polícia”.

Robert Gabriel Mugabe nasceu em 1924, no distrito de Zvimba, 65 quilómetros a Oeste de Harare, no que era então o Rodésia do Sul. Filho de um carpinteiro,estudou em escolas católicas. Aos 17 anos, tornava-se professor. Obteve uma bolsa de estudo para a Universidade de Fort Hare, na África do Sul, e, em 1951, obtinha o primeiro de seis graus académicos.

Em 1960, de regresso a casa, juntou-se a União Popular Africana do Zimbabwe, ZAPU, a qual abandonaria três anos mais tarde para formar a União Nacional Africana do Zimbabwe, ZANU.

Esteve preso sem julgamento 10 anos, durante o regime de minoria branca de Ian Smith. Após a sua libertação, em 1974, fugiu para o vizinho Moçambique, de onde passou a conduzir a Guerra de guerrilha da ZANU, para obter a independência do país.

As crenças socialistas de Mugabe levaram-no a adoptar políticas nacionalistas que melhoraram os serviços sociais e a taxa de alfabetização. Políticas que seriam, também, responsáveis, em parte, pelos 30 por cento de declínio económico no Zimbabwe, nos últimos oito anos.

Um dos grandes factores que contribuiu para o declínio económico foi a redistribuicão de quatro mil fazendas comerciais, de brancos zimbabweanos entre os apoiantes leais do partido e os veteranos da guerra de libertação, o que levou a uma quebra na produção agrícola. Na mesma altura, uma redução no investimento estrangeiro e um enorme défice governamental provocou a hiper-inflação, falta de alimentos, de combustível e de bens básicos.

Mugabe responsabiliza as sanções de países ocidentais pelos problemas económicos do Zimbabwe, apesar dos governos ocidentais dizerem que as sanções apenas tem como alvo altos dirigentes e suas famílias.

Apesar de ser respeitado por todo o continente pelo seu papel na criação do Zimbabwe, os peritos dizem que aquele país levará muito tempo a recuperar dos efeitos das suas políticas nos últimos anos do seu regime.

XS
SM
MD
LG