Links de Acesso

Bush e Ban Ki-moon Pressionam Mugabe


Os EUA e a ONU renovaram a pressão sobre o governo do Zimbabwe para que divulgue os resultados das eleições presidenciais de 29 de Março, numa altura em que notícias provenientes referem que a polícia prendeu vários indivíduos da Comissão Nacional de Eleições, depois do partido no poder se ter queixado de irregularidades na contagem dos votos. O líder do partido da oposição, o MDC, Morgan Tvangirai, visitou, ontem, a África do Sul para um encontro com Jacob Zuma, o actual presidente do Congresso Nacional Africano.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, disse que os resultados há muito que deveriam ter sido tornados públicos e questionou a lógica do partido no poder, a ZANU-PF, pedindo uma recontagem antes dos resultados terem sido conhecidos.

Um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon exortou a Comissão Eleitoral do Zimbabwe a divulgar rapidamente e “com transparência” os resultados das eleições presidenciais.

Entretanto, o porta-voz da Casa Branca apelou também para que os resultados das presidenciais zimbabweanas sejam divulgados. Tony Fratto disse que o presidente George Bush acredita que os eleitores zimbabweanos têm o direito de conhecer o desfecho das eleições, nas quais foram chamados no passado dia 19 de Marco, a votar. Disse Fratto: “O presidente acredita que os funcionários da comissão eleitoral do Zimbabwe devem revelar publicamente os resultados das eleições, por forma a que os eleitores possam conhecer os resultados, os números e os próximos passos a serem dados”.

O Supremo Tribunal do Zimbabwe revelou que vai aguardar até hoje para deliberar sobre a petição da oposição, exigindo a imediata divulgação dos resultados das eleições presidenciais. Entretanto, a A ZANU-PF, o partido do presidente Robert Mugabe, quer que os votos sejam recontados.

Os resultados das eleições legislativas já divulgados dão uma ligeira vantagem à oposição, que passa assim a liderar as duas câmaras do parlamento zimbabweano.

Observadores independentes acreditam que, nas presidenciais, o candidato da oposição, Morgan Tsangirai, terá derrotado o presidente Robert Mugabe, sem, no entanto, conseguir a percentagem necessária para evitar uma segunda volta.

Tony Fratto disse, a propósito, que o presidente George Bush acredita que a demora na divulgação dos resultados das eleições presidenciais só contribuirá, ainda mais, para o agravamento das dúvidas e reservas iniciais, relativamente à imparcialidade do processo eleitoral. Disse George W. Bush: “Tínhamos uma certa preocupação em redor destas eleições, que acabou por se confirmar. Pensamos que o povo do Zimbabwe merece a oportunidade de ter eleições livres e transparentes. E, certamente, que a situação suscita preocupações acrescidas, quando uma semana depois dos eleitores terem ido às urnas, os resultados continuam ainda por divulgar”.

XS
SM
MD
LG