Links de Acesso

Mugabe Reúne Liderança do Partido


Robert Mugabe vai presidir, esta sexta-feira, a uma reunião do seu partido, num momento que que o país continua a aguardar os resultados das eleições presidenciais de sábado passado.

Funcionários do partido no poder, a ZANU-PF, afirmam que irão debater qual será o próximo passo a dar pelo presidente Mugabe relativamente às eleições em que a ZANU-PF perdeu a maioria que detinha no Parlamento.

A Comissão Eleitoral do Zimbabwe ainda não divulgou os resultados das eleições presidenciais. No entanto, o Movimento para a Democracia, MDC, afirma que o seu candidato e líder, Morgan Tsvangirai, derrotou Mugabe.

As tensões agravaram-se ainda mais ontem, na capital zimbabweana, depois da polícia ter detido dois jornalistas, entre eles Barry Bearak, do NYT, que ganhou o Prémio Pulitzer em 2002, devido às suas reportagens internacionais.

Entretanto, O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, manifestou, na quinta-feira, a esperança de que as forças políticas do Zimbabwe aceitem os resultados das eleições de sábado.


José Maria Neves, que não quis comentar a possível derrota da ZANU-PF, por considerar que os "resultados ainda são provisórios". Disse, no entanto, esperar que, após estas eleições, haja diálogo com vista à paz e à reconciliação entre os zimbabweanos.

O chefe do governo de Cabo Verde destacou que espera que todas as forças políticas do Zimbabwe respeitem os resultados, especialmente o partido no poder.

XS
SM
MD
LG