Links de Acesso

Zimbabwe: Oposição Reivindica Vitória Eleitoral


A comissão eleitoral do Zimbabwe anunciou que os primeiros resultados das eleições de sábado serão divulgados esta segunda-feira de manhã.

Vinte e quatro horas depois das assembleias de voto terem sido encerradas, simpatizantes do MDC começaram a comemorar, depois dos líderes do partido terem anunciado uma vitória por 67% dos votos.

Os números do MDC são baseados em resultados parciais e não-oficiais, e que foram enviados por representantes seus colocados junto de assembleias eleitorais onde os votos foram contados.

Entretanto, Gordon Moyo, o director executivo do chamado Projecto Bulawayo (uma organização não-governamental) anunciou, em entrevista à VOA, que os zimbabweanos estão prontos a lutar para garantir a sua vitória:“Os resultados que recebemos indicam que a oposição irá, muito provavelmente, obter uma vitória esmagadora para Morgan Tsanvgirai. Será uma derrota esmagadora para Robert Mugabe. Os resultados mostram que a facção do MDC de Tsangirai ganhou nas zonas urbanas e que, nas zonas rurais, antigos bastiões da ZANU-PF Tvangirai se revelou muito popular e que está a ganhar as eleições.”

Palavras de Gordon Moyo, ao microfone do repórter Peter Clottey. Moyo que acrescentou estar convencido de que Mugabe não irá reconhecer a sua derrota, mas disse estar certo de uma coisa:“Certamente, que o povo do Zimbabwe não irá deixar que esta vitória lhe seja roubada. Os zimbabweanos vão defender a sua vitória. Antevejo uma situação em que os membros do MDC no Parlamento que, na minha perspectiva, irão obter bem mais do que uma maioria de dois terços. E não os vejo a sentar-se no Parlamento se esta eleição lhe for roubada”.

Enquanto isso, a polícia de choque patrulha as principais ruas da capital, Harare, e os moradores receberam ordens para ficarem em suas casas.

Observadores do processo eleitoral tinham manifestado preocupação pelo atraso na divulgação dos resultados oficiais, receando a eventualidade de fraude.

O chefe de um dos grupos que observam o pleito eleitoral disse "não ter dúvidas" de que as autoridades já sabem o resultado da votação. Até agora, não houve divulgação da contagem dos votos.

"O atraso na divulgação dos resultados está gerando especulações de que alguma coisa pode estar acontecendo", disse Noel Kutuwa, chefe do Zimbabwe Election Support Network ."Estou preocupado. Esse é o tipo de atraso que começa a gerar problemas", comentou Marwick Khumalo, chefe da Missão Observadora Parlamentar Pan-Africana.

As autoridades zimbabweanas alegam que a demora se deve ao facto de se terem realizado, no mesmo dia, eleições presidenciais, parlamentares e locais.

O governo e as autoridades eleitorais fizeram uma advertência ao partido da oposição Movimento para Mudança Democrática (MDC) depois deste ter anunciado que venceu as presidenciais, derrotando o presidente Mugabe.

Mugabe, no poder há 28 anos, enfrenta o mais sério desafio ao seu regime na busca de um sexto mandato. Seus principais adversários são Morgan Tsvangirai, do MDC, e o ex-ministro das Finanças, Simba Makoni. Mugabe subiu ao poder pouco depois da independência do Zimbabwe da Grã-Bretanha, em 1980.

Um representante do Ministério do Exterior britânico, Mark Malloch-Brown, disse ser "bem provável" que Mugabe tenha perdido as eleições, apesar de "grandes fraudes antes do dia da votação".

XS
SM
MD
LG