Links de Acesso

Ban Ki-Moon: Reduzir Pobreza e Fome em África


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, afirmou que são necessários urgentemente novos programas para ajudar a África a reduzir a fome e a pobreza até 2015 conforme previsto nos acordos denominados ”Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”.

O secretário-geral da ONU Ban Ki Moon afirmou que alguns países africanos registaram progressos no sentido de diminuir a pobreza, a fome a mortalidade materna e infantil. Salientou, contudo, que avanços ainda maiores só serão possíveis se a comunidade internacional cumprir com a suas promessas. Ban Ki Moon citou, por exemplo, os sucessos registados no Malawi com a redução da mortalidade infantil, o saneamento básico no Senegal e os avanços na educação primária na Tanzânia. Disse ele: ”Esses sucessos demonstram aquilo que é possível fazer. Agora o desafio é o de reproduzir esses sucessos noutros países.”

O secretário-geral da ONU fez tais declarações durante uma reunião de uma comissão criada para ajudar a África a avançar para alcançar as metas traçadas pelos ”Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”. O painel que inclui líderes da União Africana, Comissão Europeia, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, tem por missão passar em revista as recomendações e iniciativas destinadas a melhorar os esforços de desenvolvimento em África. Ban Ki Moon decidiu criar essas comissão em Setembro passado, depois de vários indicadores terem determinado que o continente não estava a avançar ao ritmo necessário para alcançar as metas traçadas até 2015.

”Infelizmente verificamos que nenhum país da África Sub-Saariana está a cumprir com os objectivos”, disse Moon para acrescentar: ”Foi por isso que criámos este grupo. Temos que focar melhor os esforços da comunidade internacional em matéria de cooperação e encorajar os países africanos a colaborarem mais.”

O secretário-geral da ONU pretende que os governos africanos, com a ajuda da comunidade internacional, ponham em prática uma série de programas para revitalizar o desenvolvimento económico e fomentar a educação e os cuidados de saúde através do continente. Ban Ki Moon salientou ainda que os recentes aumentos dos preços dos alimentos ao nível mundial sublinham a importância de melhorar a produtividade agrícola em África.

XS
SM
MD
LG