Links de Acesso

Obama Rejeita Hipótese de Ser “Número Dois”


O candidato presidencial à nomeação pelo Partido Democrático, Barak Obama, rejeitou, na segunda-feira, peremptoriamente, a ideia de concorrer à Casa Branca como vice-presidente de Hillary Clinton.

Durante a campanha eleitoral no Mississipi, antes das eleições desta terça-feira naquele Estado, Obama não deixou lugar para dúvidas de que rejeita a ideia de concorrer como número dois de Hillary Clinton: “Com todo o respeito devido, eu estou a ganhar o dobro dos Estados que a senadora Clinton ganhou. Eu ganhei mais votos que a senadora Clinton. Eu tenho mais delegados que a senadora Clinton. Por isso, não sei como é que alguém que está em segundo lugar possa oferecer a vice-presidência à pessoa que está em primeiro lugar!”

Os comentários do senador Barak Obama surgem depois de afirmações feitas por Hillary Clinton, na semana passada, sugerindo a possibilidade de os dois rivais à nomeação pelo Partido Democrático poderem concorrer juntos, com Hillary a liderar com a sua candidatura à presidência: “Eu tenho ouvido pessoas dizer, eu queria era poder votar pelos dois. Bom, isso poderá ser possível.”

O marido de Hillary, o ex-presidente Bill Clinton também promoveu aquela ideia, notando que cada um daqueles candidatos iriam combinar numa só candidatura os seus pontos fortes: “Ele iria ganhar nas zonas urbanas e os votantes com maior nível educacional e ela ganharia as zonas rurais tradicionais que perdemos quando o presidente Reagan foi presidente. Se os juntarmos, teremos uma força quase imparável.”

Clinton e Obama estão envolvidos numa batalha cerrada com vista a conquistar a nomeação para a candidatura presidencial pelo Partido Democrático. Obama continua a liderar o número de delegados ao Congresso do partido, com uma vantagem de cerca de cem, na sequência da sua vitória, no sábado, no Estado de Wyoming.

Obama deverá obter bons resultados, hoje, nas eleições no Mississipi, enquanto Hillary Clinton espera poder ganhar novo fôlego com uma possível vitória na votação do próximo dia 22 de Abril na Pensilvânia. Neste momento, as sondagens dão a Hillary uma vitória naquele Estado.

Hillary questionou-se sobre se Obama estará pronto para servir como presidente e comandante chefe e este tipo de ataques ajudaram-na, aparentemente, a vencer as eleições no Texas e no Ohio.

Mas, Obama tentou, ontem, inverter a situação questionando-se porque razão Clinton o quer para vice-presidente quando afirma que ele não tem qualidades para servir na qualidade de comandante chefe. Disse Obama: “Levar todos os generais reformados a dizer, não estamos seguros se ele está preparado... Eu estou preparada a partir do primeiro dia. Ele pode não estar ainda pronto. Mas, eu não compreendo. Se não estou preparado, porque razão é que pensam que serei um grande vice-presidente? Percebem isto?”

Os apoiantes de Hillary tinham sugerido que uma candidatura conjunta seria um desafio formidável contra a candidatura republicana do senador John McCain. Mas, Obama disse, ontem, perante os seus apoiantes, num comício no Mississipi, que os democratas têm que escolher um entre os dois candidatos.

Candidatos políticos rivais juntaram forças no passado depois de amargas campanhas eleitorais com resultados positivos. O candidato republicano Ronald Reagan escolheu George Walker Bush para seu vice-presidente, em 1980. E, em 1960, o democrata John Kennedy fez o mesmo ao ter escolhido Lyndon Johnson para o seu vice-presidente.

XS
SM
MD
LG