Links de Acesso

Bush Termina na Libéria Visita a África


George W. Bush anunciou a criação de novos fundos para ajudar a Libéria a reconstruir o seu sistema educativo. Esta foi a última visita do périplo do presidente americano por cinco países africanos.

Tropas liberianas postadas em sentido, enquanto os presidentes Bush e Elen Johnson Sirleaf passavam revista à guarda de honra perfilada na placa do aeroporto Robertsfield, nos arredores da capital, Monróvia.

Crianças acenando com bandeiras americanas e liberianas, alinhavam-se ao longo da estrada por onde passou Bush e a sua comitiva, bairros ainda marcados pela destruição de anos de guerra civil, que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas e que deslocou milhões de cidadãos.

Apesar da guerra em si ter terminado em 1996, o líder rebelde eleito presidente pouco fez para melhorar o nível de vida do seu povo. Em vez disso, Charles Taylor ajudou a alimentar a rebelião na vizinha Serra Leoa.

O presidente Bush enviou “marines” para Monróvia para aumentar a pressão sobre o presidente Taylor que acabou por se demitir e seguir para o exílio na Nigéria. Taylor encontra-se agora preso às ordens do Tribunal penal Internacional de Haia para ser julgado por crimes de guerra.

O presidente Bush tem sido um forte apoiante da presidente Johnson Sirleaf e a Secretária de Estado Condoleezza Rice esteve presente à sua cerimónia de posse. Em Novembro último, Bush atribuiu a Sirleaf a Medalha Presidencial da Liberdade.

Enormes cartazes com a imagem da Casa Branca decoravam a cidade de Monróvia para aquela que foi a primeira visita de um presidente americano nos últimos 30 anos.

No discurso que proferiu no principal quartel da capital liberiana, Bush disse que a presidente Sirleaf tem sido uma líder forte: “Ela tem sido uma forte parceira dos EUA. Tenho orgulho em poder chamar-lhe amiga. E estou orgulhoso do trabalho que temos vindo a desenvolver em conjunto para ajudar a criar uma vida melhor para o povo desta nação”.

O presidente disse que a América irá oferecer à Libéria um milhão de livros escolares antes do início do novo ano lectivo e irá financiar a compra de carteiras e de cadeiras para as escolas, beneficiando dez mil crianças em idade escolar. Ao produzir aquela mobília localmente, a nova ajuda irá criar novos postos de trabalho, ajudando a economia e ajudando as crianças.

A presidente Johnson Sirleaf disse, por seu lado, que o apoio de Bush ao seu governo mostra que a Libéria está de novo no bom caminho e aberta para comerciar com a América e com o resto do mundo. Disse Sirleaf: “Damos graças a Deus por as armas se terem calado, pelo facto do nosso processo de reconciliação estar em marcha, pelo facto do nosso povo dormir mais descansado à noite e por ter voltado a sorrir e pelo facto dos liberianos, aqui e no estrangeiro, estarem orgulhosos de serem liberianos”.

Nesta sua digressão de seis dias, o presidente Bush visitou o Benin, a Tanzânia, o Ruanda, o Gana e a Libéria.

XS
SM
MD
LG