Links de Acesso

Bush Termina Visita ao Gana


Tambores tradicionais e instrumentos de sopro saudaram a chegada do presidente Bush à Feira Comercial Internacional do Gana, onde dinheiro americano ajuda a treinar trabalhadores locais e lhe dá uma oportunidade de exporem os seus produtos.

Bush avistou-se também com mulheres partindo nozes num pilão de madeira. A ajuda anericana para a agricultura visa tornar mais fácil e mais barato para que estas mulheres possam apresentar na feira produtos acabados e prontos para o mercado de exportação.

O Gana tem um acordo de cinco anos, no valor de 547 milhões de dólares com a Corporação para o Desafio do Milénio e tem em vista reduzir a pobreza, aumentando o rendimentos dos agricultores através do desenvolvimento do sector privado.

Durante uma conferência de imprensa conjunta com o líder do Gana, John Kufuor, o presidente Bush disse que o volume da ajuda financeira dos EUA reflecte a qualidade do governo ganês: “Trata-se de um montante apreciável fornecido pelos contribuintes americanos, destinado a ajudar a atingir os vossos objectivos, porque o seu governo, liderado por si, combate a corrupção e investe no futuro das suas crianças e na saúde dos seus cidadãos”.

Durante esta sua visita a África, o presidente Bush assinou o mais vultuoso acordo do Desafio do Milénio com a Tanzânia, elevando a ajuda ao continente para os três mil e oitocentos milhões de dólares.

Antes da sua partida do Gana, o presidente Bush e a Primeira Dama, Laura Bush, foram os convidados de honra de um banquete oferecido pelo presidente Kufuor e a sua mulher, Teresa.

Na oportunidade, o presidente do Gana usou da palavra sublinhou que, ao prorrogar a redução dos impostos de importação de produtos africanos para os EUA, Bush tem ajudado os comerciantes ganeses. E salientou outro aspecto da pol]itica africana de Bush: “Notamos com grande admiração o seu empenhamento em respeitar os Direitos Humanos, a democracia e a boa governação, bem como o seu apoio humanitário para aliviar a pobreza.”

Kufuor disse que vai rebatizar com o nome de George W Bush uma das principais auto-estradas da capital ganesa, que tem seis faixas de rodagem e 14 quilómetros de extensão.

“Daqui por diante vai passar a chamar-se Auto-estrada George W Bush”, anunciou o presidente do Gana.

Bush afirmou, no seu discurso, considerar Kufuor um amigo pessoal, sublinhando que o presidente cessante da União Africana conquistou o respeito dos líderes em todo o mundo.

XS
SM
MD
LG