Links de Acesso

Eleições no Paquistão Foram Honestas


O presidente Bush disse que as eleições gerais no Paquistão foram honestas e que espera que o novo governo paquistanês vai continuar a aliança anti-terrorismo com os Estados Unidos. Isto, enquanto o presidente Pervez Musharraf anunciou que não se vai demitir, apesar da grande vitoria da oposição nas eleições.

O presidente Bush afirmou que os eleitores exprimiram-se numas eleições honestas, o que constitui uma vitoria para o povo paquistanês. Disse apreciar que o presidente Musharraf fez o que prometeu ao realizar as eleições depois de ter decretado o estado de emergência, no ano passado.

“Ele disse que ia realizar eleições. Disse que levantaria o estado de emergência. E, por isso e tempo agora para os recém - eleitos formarem um governo. E a questão é: serão eles amigos dos Estados Unidos? Espero que sim. Vemos o Paquistão como um importante aliado”.

Falando a jornalistas no Gana, onde se encontra de visita, Bush afirmou que os Estados Unidos e o Paquistão partilham o interesse comum de levar a justiça aqueles que assassinaram a antiga primeira-ministra Benazir Bhutto em Dezembro.

“Temos interesse em garantir que não existe santuário de onde pessoas podem conspirar e planear ataques contra os Estados Unidos da América e o Paquistão. Esta a minha leitura das eleições”.

Os partidos da oposição obtiveram mais deputados do que a aliança do presidente Musharraf, que reconheceu a derrota mesmo antes de serem anunciados os resultados finais.

O antigo primeiro-ministro Nawaz Sharif quer que o presidente Musharraf se demita. O líder da oposição tenta ligar o presidente a sua declaração do ano passado onde dizia que se demitiria se perdesse o apoio popular.

Musharraf afirmou ao “Wall Street Journal” que não tinha planos para se demitir e que deveria continuar no cargo para garantir um governo democrático e estável no Paquistão.

Os senadores John Kerry e Joe Biden deslocaram-se ao Paquistão para monitorarem as eleições e disseram que a votação foi credível. Biden deseja agora triplicar a ajuda não-militar ao Paquistão para 1500 milhões de dólares, porque disse o Paquistão deu um importante passo no caminho para a democracia.

XS
SM
MD
LG