Links de Acesso

Iniciativa Para Combater a Malária


O presidente Bush encontra-se na Tanzânia onde anunciou uma nova iniciativa para combater a malária, um programa que fornece redes de cama impregnadas de insecticida a cada criança tanzaniana com idade inferior a cinco anos.

O presidente dos Estados Unidos acompanhado da primeira dama visitaram o hospital distrital de Meru no norte da Tanzânia onde procederam a entrega de redes de cama impregnadas de insecticida para as proteger e aos filhos contra a malária.

'O sofrimento provocado pela malária é absolutamente desnecessário. E cada morte causada pela malária é inaceitável.'

As redes de cama são o meio mais simples e mais eficaz de evitar a malária. O presidente Bush anunciou uma nova iniciativa em parceria com o Banco Mundial para fornecer nos próximos seis meses, mais de cinco milhões de redes de cama grátis.

Este numero deverá ser suficiente para abranger a totalidade das crianças tanzanianas com idade inferior a cinco anos.

Como as redes serão produzidas localmente, o presidente Bush sublinhou o facto de não só evitar a doença como criar postos de trabalho.

'Esta campanha protege as mulheres e as crianças da malária, e estimula as economias locais. Ajuda a desenvolver uma cultura do uso da rede de cama que irá permanecer após os programas de ajuda terem acabado.'

A iniciativa presidencial de cinco anos de combate à malária, num montante de um virgula dois mil milhões de dólares destina-se a reduzir as mortes por malária a metade em quinze nações africanas.

O programa inclui treino para funcionários do sector de saúde, fumigação interior e tratamento de 85 por cento dos grupos mais vulneráveis – essencialmente mulheres gravidas, de crianças com menos de cinco anos, e pessoas que vivem com HIV / SIDA.

O presidente tanzaniano Kikwete indicou que a iniciativa dos Estados Unidos reduziu drasticamente os casos de doenças na ilha de Zanzibar onde, em 2004, 35 por cento das pessoas eram portadoras de malária. O ano passado o índice foi de apenas um por cento.

'Senhor presidente hoje em dia existem milhares de mulheres e de crianças que teriam morrido com malária que estão vivas na Tanzânia graças ao programa de apoio a malária.'

Os Estados Unidos financiam, em Dar es Salam, um programa para matar larvas de mosquitos nas aguas onde nascem. Este programa reduziu, desde 2002 a metade o risco de malária na maior cidade tanzaniana.

Após a Tanzânia, o presidente norte americano visita o Ruanda, o Ghana e Libéria.

XS
SM
MD
LG