Links de Acesso

Bush em Cinco Países de África


O presidente George Bush cumpre hoje o seu segundo dia de visita a Tanzânia, a segunda etapa de um périplo que o levará a cinco países de África, continente no qual a actual administração americana prometeu despender vários milhões de dólares no combate a doenças e em programas de estímulos ao crescimento económico.

Bush e a primeira dama americana, vão hoje visitar um hospital local, um colégio feminino e um centro de fiação têxtil.

Ontem o presidente George Bush e o seu homologo tanzaniano Jakaya Kikwete, rubricaram um pacote de ajuda financeira a Tanzânia, calculado em 700 milhões de dólares e destinado a estimular o crescimento da economia daquele país africano.

Trata-se por sinal do maior montante atribuído a um país, no quadro do programa Millenium Challenge Account, vocacionado ao apoio dos países com desempenho positivos em termos de boa governação, do primado da lei e de mercado económico livre.

Bush exortou por outro lado ao congresso dos Estados Unidos a renovar a pacote global de financiamento do programa da actual administração americana de combate a SIDA.

Neste particular, dos actuais 15 mil milhões de dólares, o líder americano deseja ver redobrado o montante a desembolsar por Washington e destinado ao combate daquela pandemia que afecta sobremaneira o continente africano.

XS
SM
MD
LG