Links de Acesso

George Bush em África


A primeira etapa da digressão do presidente Bush a África será o Benin, um pequeno país oeste africano. Um breve encontro está planeado para sábado no aeroporto da capital, Cotonou, com o seu homologo beninense Boni YAYI, para discutir a ajuda e o combate contra doenças como o HIV/SIDA e a Malária. Embora a visita seja breve, as expectativas são elevadas entre os residentes de Cotonou.

O consultor de empresas Cláudio GBEDJINOU afirmou-se esperançado em que a visita de Bush traga alguma coisa de novo.

GBEDJINOU disse ser uma honra porque o presidente Bush não visita todos os países do mundo tendo embora acrescentado que preferia uma visita oficial em vez de uma passagem curta, prevista para durar cerca de duas horas, o que tornará difícil ao presidente Bush sentir o calor humano de Cotonou.

Um estudante de Direito disse que o Benin é um país democrático muito pequeno, sem problemas para além da pobreza.

Acrescentou esperar que as conversações entre os dois presidentes solidifiquem as relações entre os Estados Unidos e o Benin e ajude a implementação de projectos como o Millennium Challenge Account, uma iniciativa do presidente Bush para fornecer fundos a países que aderem a princípios democráticos e de mercado livre.

Os Estados Unidos prometeram 300 milhões de dólares ao Benin para ajudar as suas infra-estruturas económicas, mas até agora funcionários beninenses disseram que 10 por cento daquele montante foi disponibilizado.

A economia do Benin é dominada pelas exportações de algodão. Muitas pessoas ligadas aquele sector queixam-se dos subsídios do governo federal aos plantadores americanos de algodão, que serão supostos virem gradualmente a diminuir no âmbito dos regulamentos da Organização Mundial do Comercio. Mas a questão dos subsídios não esmoreceu o entusiasmo pela visita de Bush.

O escritor e analista político George Bada afirmou esperar que o estreitamento das relações entre o Benin e os Estados Unidos estimule o investimento americano no país porque, disse, um país pobre como o Benin precisa de toda a ajuda que possa conseguir.

Durante a sua deslocação a África, o presidente Bush vai visitar também a Tanzânia, o Gana, o Ruanda e a Libéria.

XS
SM
MD
LG