Links de Acesso

Bush Declara Apoio a Timor Leste


Os médicos australianos que estão a tratar o presidente de Timor Leste afirmam esperar que Ramos Horta irá recuperar dos ferimentos infligidos durante a tentativa de assassinato de que foi alvo.

O director do Royal Hospital de Darwing, o dr. Len Notaros, disse esta terça-feira de manhã que o estado de saúde de Ramos Horta é grave, mas estável.

Notaros disse que os cirurgiões voltaram a operar o presidente timorense durante cerca de três horas, a noite passada, para retirar os fragmentos de bala e para suturar as feridas. Aquele cl~inico adiantou que Ramos Horta foi atigido com um tiro no peito e no estômago por duas das tres balas que o atingiram. A sua recuperação irá, provavelmente, requer mais intervenções cirúrgicas.

Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU condenou em termos enérgicos a tentativa de assassinato do presidente José Ramos Horta e fez votos de uma recuperação rápida.

Aquele órgão da ONU, reunido de emergência, condenou um segundo ataque contra a viatura que transportava o primeiro-ministro Xanana Gusmão, apelando para que os responsáveis pelos ataques da madrugada de segunda-feira sejam apresentados à Justiça.

Numa resolução não vinculativa, o Conselho de Segurança fez um apelo à calma e expressou a continuação do seu apoio à forma de manutenção da manutenção da paz da ONU estacionada em Timor Leste.

Por seu lado, o presidente Bush condenou os ataques ocorridos em Dili, afirmando que aquelas acções não irão fazer descarrilar a democracia naquele país recém independente. Bush disse que os EUA vão continuar empenhados no fortalecimento da democracia em Timor Leste, oferecendo todo o seu apoio ao governo de Dili.

A notícia do atentado contra Ramos Horta foi comentada também ao nível do Departamento de Estado, onde o seu porta-voz, Seam McCormack, qualificou aquelas acções violentas como uma tentativa para tentar fazer atrasar o relógio da democracia para o povo timorense. McCormack expressou solidariedade para com o povo leste- timorense .

XS
SM
MD
LG