Links de Acesso

Mitt Romney Desiste das Presidenciais


O antigo governador do Estado de Massachusetts, Mitt Romney, decidiu suspender a sua campanha presidencial. A sua decisão deverá solidificar a posição do senador John McCain, no que se refere à nomeação pelo Partido Republicano na corrida à Casa Branca.

Discursando perante um grupo de apoiantes, Mitt Romney admitiu que foi uma decisão difícil de tomar, depois duma campanha eleitoral de um ano de duração através de todo o país.

Disse Mitt Romney: ”Não foi uma decisão fácil. Detesto perder. A minha família, os meus amigos, os meus apoiantes através do país deram-me ânimo para levar a cabo esta campanha presidencial. Se fosse por mim, continuaria. Contudo trata-se de algo mais transcendente.”

O ex-governador e empresário de sucesso confrontou-se, por vezes, duramente com o senador John McCain na luta pela nomeação republicana.,Romney reivindicou ser ele o verdadeiro conservador e atacou McCain pelas suas posições em matéria de imigração e reforma do financiamento das campanhas eleitorais. Romney não deu publicamente o seu apoio a McCain ,mas afirmou que apesar de discordarem acerca de muitos assuntos, concordavam na necessidade de fazer tudo quanto for necessário para ganhar a guerra no Iraque e a luta contra o terrorismo. A esse propósito Romney acusou os candidatos democratas , Barack Obama e Hillary Clinton de quererem retirar-se do Iraque e da guerra contra o terrorismo.

De referir que, neste momento, o senador John McCain dispõe de 707 dos cerca de 1200 delegados de que precisa para conseguir a nomeação pelo Partido Republicano. Romney tem 294 delegados e o ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee tem 195.

Do lado dos democratas, a senadora Hillary Clinton e o senador Barack Obama têm sensivelmente o mesmo número de delegados à Convenção Democrática. As próximas primárias realizam-se no sábado, nos Estados da Louisiana, Nebraska e Washington e, no dia 12 de Fevereiro, em Maryland, Virginia e Washington D.C..

XS
SM
MD
LG