Links de Acesso

Transferir Drogas Para a Europa


Os grupos sul americanos de contrabando de drogas estão cada vez mais a utilizar regiões não seguras da África ocidental como pontos de transito para transferir drogas para a Europa e igualmente para os Estados Unidos.

Estas rotas têm igualmente efeito em África, perturbando as economias e as sociedades locais, como por exemplo, no tradicionalmente tranquilo Benin.

Uma embarcação transportando dezenas de caixas com cocaína voltou-se nas aguas ao largo de Grand Pope, a noventa quilómetros de distancia da capital, Cotonou.

A policia revelou que dois traficantes de droga ganenses foram mortos pelos aldeões, os corpos lançados ao mar, enquanto um terceiro traficante de nacionalidade guatemalteca conseguiu escapar dando dinheiro, mas abandonando o passaporte.

A policia precisou ter recuperado 400 quilos de cocaína.

No entanto alguns dos policias foram acusados de roubar varias caixas, o que criou divisões, suspeitas e baixo moral na comunidade.

O incidente causou igualmente instabilidade entre os aldeões, preocupados com a possibilidade de virem a ser detidos.

Um pescador afirmou que as pessoas presenciaram o ocorrido, mas recusam-se a falar. Alguns deles fugiram já da região por terem receio da policia bem como dos traficantes.

Na sede da policia em Cotonou, o comandante Antoine Azonhoume está igualmente preocupado.

Diz ele que as pessoas descobriram o valor comercial das drogas ilegais, e que alguma da cocaína que tem estado a ser traficada através da África Ocidental acaba por ficar nos mercados locais, com novos traficantes africanos, passadores e até mesmo utilizadores constituindo uma ameaça à estabilidade num ambiente de pobreza.

Armado de Andres integra o gabinete antinarcótico da ONU.

Andres refere que existem já pequenas mafias regionais que cooperam com os principais grupos sul americanos e europeus no contrabando das drogas.

Os produtores sul americanos de cocaína aumentaram os carregamentos através da África Ocidental no caminho para a Europa.

O gabinete da ONU sobre Drogas e Crime adianta que os traficantes tiram vantagem das distancias relativamente curtas, de apenas alguns dias por mar desde a América do Sul, e a fraca fiscalização e controle de fronteiras nas empobrecidas nações africanas para movimentar as drogas.

A ONU revelou que as autoridades capturaram desde 2005, na África Ocidental, 33 toneladas de cocaína. Antes daquela data praticamente nunca tinha sido feita qualquer apreensão naquela zona.

As Nações Unidas avaliam que cerca de 40 toneladas de cocaína são transferidas através da África ocidental a caminho da Europa.

Os habitantes desta pequena comunidade consideram que estão a ser vitimas de uma nova onda de crimes e de problemas causados por pessoas de fora da comunidade.

XS
SM
MD
LG