Links de Acesso

Combater o Tráfico de Drogas


Funcionários das Nações Unidas na Guiné-Bissau disseram que as forças de segurança guineenses estão a trabalhar arduamente para combater o trafico de drogas. Outros países na região, como o Senegal e o Gana, impuseram leis rígidas contra os traficantes de drogas. Mas jornalistas locais acusam as autoridades de algumas vezes participarem no comércio das drogas em vez de o combater.

Peritos afirmam que os traficantes de drogas estão cada vez mais a utilizar a África Ocidental como ponto de transito para exportarem cocaína da América Latina para a Europa, tomando vantagem das suas fracas fronteiras, forças policiais mal equipadas e governos corruptos.

Sandra Valle, do Gabinete para a Droga e Crime das Nações unidas, afirma que a Guiné-Bissau é particularmente susceptível aos traficantes de drogas, porque a policia e o governo não tem recursos para os enfrentar.

“Quando eles prendem alguém, tem de tomar um táxi para levá-lo as instalações da policia judiciaria”.

A geografia da Guiné-Bissau torna o combate ainda mais difícil. Existem centenas de pequenas e muitas vezes desabitadas ilhas ao largo da costa (o arquipélago dos Bijagos) que dão fácil acesso ao oceano.

Sandra Valle diz que o governo da Guiné-Bissau está a trabalhar nos seus limites para combater o problema. Disse que com ajuda é ainda possível virar o rumo das coisas.

“Se dermos assistência a Policia Judiciaria, se ajudarmos a o ministério da Justiça e fazer o seu trabalho como deve ser, será uma medida preventiva, na medida em que não vai piorar. O Estado conseguira o controlo das coisas”.

Mas alguns jornalistas locais noticiaram que muitos funcionários, incluindo agentes da policia, fazem conluio com os traficantes de drogas”.

A jornalista ganense Ruby Amable afirma que isso tem sido um problema no Gana.

“Na maioria das vezes em que existe um caso de drogas no Gana, há uma graúdo por detrás e a policia parece sempre estar ligada ao assunto.”

A jornalista disse que a pobreza e a grande quantidade de dinheiro que o trafico de drogas gera são as grandes responsáveis.

“No Gana a nossa economia não é muito forte. E as pessoas gostariam de ter uma vida agradável e boa. E por isso, a mínima oportunidade que tiverem, estão envolvidos.”

As autoridades no Gana e na Guiné-Bissau negam as acusações.

No Senegal, a policia não enfrenta tais alegações e parece estará a desempenhar um melhor papel no estancamento do fluxo de drogas. A policia senegalesa informou ter apreendido mais de 3500 quilos de droga este ano.

O porta-voz da policia nacional senegalesa Daouda Diop afirmou que os esforços de contenção fazem com que os traficantes de drogas evitem o Senegal como ponto de transito. Nesse sentido, disse, o trafico de drogas esta a diminuir.

Tal como muitos governos na região, o parlamento Senegal está a discutir legislação dura contra os traficantes de drogas.

Diop disse que o parlamento vai dobrar ou triplicar as penas judiciais para os traficantes de drogas.

XS
SM
MD
LG