Links de Acesso

Vacinação: Campanha Internacional Salva Milhões de Vidas em África


Durante o último ano uma inovadora parceria de doadores públicos e privados financiou a vacinação de vários milhões de crianças através do Mundo.

A Instituição Financeira para Facilitar a Vacinação conhecida pela sigla IFIM, afirma que no último ano conseguiu angariar mil milhões de dólares junto de investidores privados para financiar a vacinação em 43 países em desenvolvimento. Aquela organização anunciou, durante uma conferência na cidade do Cabo na África do Sul, que os fundo foram angariados através de obrigações emitidas em mercados financeiros privados. As obrigações são cobertas formalmente durante 20 anos por sete governos europeus e pela África do Sul.

O dinheiro foi facilmente angariado, visto que os países envolvidos desfrutam de muito bom crédito e visto que o programa vai ser administrado pelo Banco Mundial. Os investidores são igualmente atraídos pela faceta humanitária das obrigações. Tratou-se da primeira iniciativa do género e conseguiu em apenas um ano reunir fundos equivalentes a 20 anos de doações convencionais. Os fundos foram distribuídos pela Aliança GAVI, uma parceira de grupos públicos e privados que tem por objectivo a promoção da saúde mundial através da vacinação. A presidente daquela organização, a moçambicana Graça Machel, afirma que a IFIM constitui um modo inovador de fazer frente ao subdesenvolvimento: ” Quando os líderes, os líderes políticos, os líderes empresariais se empenham numa grande mudança, algo pode ser feito. Novas ideias vêm à tona e podem ser alcançados resultados num curto espaço de tempo.”

Como resultado deste programa, 194 milhões de crianças foram vacinadas contra o sarampo em 32 países em desenvolvimento. Outros cem milhões foram inoculados contra a poliomielite. Muitos milhões de crianças foram também vacinadas contra a febre amarela, tétano, difteria, tosse convulsa e outras graves doenças.

O presidente da IFIM, Allan Gillespie, afirmou, entretanto, que a sua organização pretende continuar a angariar mais dinheiro com a emissão de mais acções nos mercados financeiros internacionais: ”Numa perspectiva futura, a IFIM espera poder conceder à GAVI cerca de 4 mil milhões de dólares até 2015 impedindo assim 10 milhões de mortes.”

A IFIM foi fundada por seis países europeus, França, Itália, Noruega, Espanha, Suécia e Grã-Bretanha. A África do Sul aderiu no ano passado e o Brasil deverá aderir dentro em breve. O objectivo principal da organização é o de reduzir em dois terços a mortalidade infantil até 2015.

XS
SM
MD
LG