Links de Acesso

IATA Inicia Auditoria À TAAG


Um movimento pouco usual marcou esta segunda-feira a actividade nos hangares do aeroporto de Luanda. Técnicos da IATA, Associação Internacional de Transportes Aéreos, iniciaram a primeira de uma série de levantamentos do tipo IOSA, programa de auditoria operacional e de segurança de voo.

A TAAG e a IATA teriam acordado em Maio, que por altura da realização desta auditoria deveria ter tudo em conformidade. Em resultado deste encontro, a 4 de Julho a TAAG, altura que a União Europeia impôs uma interdição aos aviões da TAAG esta companhia já tinha conseguido baixar o número de violações de cerca de 30 para 5.

Os testes efectuados pela IATA, cobrem as áreas de manutenção, placa, operações de voo, embarque, reservas, bem como carga e despacho. Os técnicos da IATA foram acompanhados durante quase todo o dia pelo Comandante Egídio Gamboa, responsável pela área de segurança de voo da TAAG.

Agnela Barros porta-voz da TAAG falou á Voz da América sobre o que foi feito nesta segunda-feira.

<Isto faz parte do projecto IOSA que já começou há muitos anos. Todas as companhias pertencentes à IATA estão integradas. A TAAG também aderiu ao projecto. Não é um projecto obrigatório mas serve todas as companhias. O objectivo é que todas as companhias tenham o mesmo padrão de qualidade>

O trabalho dos inspectores da TAAG deverá extender-se por mais alguns dias. A sua chegada a Luanda foi precedida por um tremendo esforço da TAAG. Sexta e sábado foram marcados por mudanças de mobiliário e outro equipamento e no domingo quadros da companhia ainda trabalhavam nos últimos retoques.

Com esta auditoria em andamento a TAAG tem apenas pelas mãos a inspecção que técnicos da União Europeia deverão efectuar no âmbito do pedido de Angola para levantamento da interdição imposta aos seus aviões a 4 de Julho.

<Em relação à União Europeia que é um processo completamente diferente - este envolve apenas as companhias aéreas - e o outro diz respeito a governos. Aí o interlocutor é o governo, que é quem tem que nos dizer quando i que chegarão os inspectores. O governo deve fazê-lo através do INAVIC. Nós estamos prontos.>

Agnela Barros, porta-voz da TAAG. Os resultados da auditoria iniciada esta segunda-feira por peritos da IATA só serão conhecidos no próximo ano. Se a TAAG conseguir um bom resultado fica livre de qualquer inspecção do género por algum período. A prevalecerem às insuficiências a IATA poderá recomendar uma nova auditoria em 2008, sendo que um novo desaire poderá resultar em penalizações para a companhia angolana.

XS
SM
MD
LG