Links de Acesso

Estado de Emergência


No Paquistão, o demitido juiz presidente do Supremo Tribunal apelou aos seus apoiantes para se manifestarem contra a imposição do estado de emergência, utilizando uma ligação com celular para intervir num comício da comunidade jurídica.

Enquanto isto os Estados Unidos voltaram a insistir no apelo à realização das eleições que estão marcadas para Janeiro próximo.

Pela primeira vez desde que foi colocado, no passado sábado, em detenção domiciliaria foi ouvida em publico a voz do presidente do Supremo Tribunal.

A individualidade que se transformou num símbolo da oposição ao presidente Musharraf apelou aos advogados para que exijam a re introdução da constituição.

O general Musharraf demitiu Chaudry no passado sábado ao anunciar que instituíra o estado de emergência, mas Chaudry e os seus colegas juizes consideram inconstitucional o decreto do estado de emergência.

Chaudry falou pelo telefone no comício de várias centenas de advogados reunidos próximo do edifício do tribunal de Islamabad. A voz foi recebida através de um telefone celular colocado em frente de um altifalante, ate que as redes da capital deixaram de funcionar.

Chaudry apelou aos advogados, funcionários civis e elementos das forças armadas para que desobedeçam ao estado de emergência.

O governo deu aos juizes do Supremo Tribunal a possibilidade de escolherem entre aceitarem a nova constituição provisória, que impôs o estado de emergência, ou demitirem-se das funções. Oito dos juizes aceitaram a nova constituição.

Chaudry e vários outros juizes recusaram-se a aceitar o decreto, e na intervenção feita aos advogados confirmou que ele e mais seis juizes tinham votado no sábado passado que o decreto de emergência era inconstitucional. A decisão foi ignorada e foram colocados sobre prisão domiciliaria.

Os oito juizes que aceitaram o decreto de emergência anularam a decisão de sábado e formalmente aceitaram a constituição provisória.

A intervencao de Chaudry entusiasmou a multidao de advogados, muitos dos quais transportavam disticos vermelho com a frase “abaixo a ditadura”, escrita em Urdu.

Entoaram frases acusando os aliados do general Musharraf de serem traidores, e prometeram não aceitar o que denominam de injustiça.

Confrontos entre centenas de advogados e a policia registraram-se na cidade de Multan, mas a manifestação de Islamabad foi praticamente pacifica. Na segunda feira centenas de advogados manifestantes foram detidos, muitos deles na cidade de Lahore.

Correm noticias contraditórias sobre se e quando o governo tenciona realizar o sufrágio parlamentar, que esta previsto para Janeiro.

A embaixadora dos Estados Unidos no Paquistão, Anne Patterson, indicou ter-se avistado com a Comissão Eleitoral Paquistanesa, e ter reiterado o forte interesse de Washington em assegurar que o sufrágio parlamentar seja efectuado, como previsto, em Janeiro.

Numa declaração, Patterson apelou no sentido de que os opositores de Musharraf sejam libertados, e que o calendário eleitoral seja divulgado o mais cedo possível.

XS
SM
MD
LG