Links de Acesso

Armas Nucleares de Pyongyang


Um destacado diplomata americano que passou o fim de semana no Coreia do Norte afirmou que as autoridades norte-coreanas estão a cooperar no processo de desmantelar as instalações nucleares do país, no âmbito de um vasto processo para por fim ao programa de armas nucleares de Pyongyang.

O diplomata do Departamento de Estado, Sung Kim, que supervisiona o inicio do desmantelamento de várias instalações nucleares da Coreia do Norte, disse que o processo está a ir bem e que espera que ele esteja terminado no dia 13 de Dezembro.

Kim disse que a sua equipa está a supervisar o processo de desmantelamento em Yongbyon e várias outras instalações.

A Coreia do Norte testou a sua primeira arma nuclear em Outubro do ano passado, em desafio aos acordos internacionais e advertências da comunidade internacional.

Desde então, contudo, a Coreia do Norte tem tomado os primeiros passos na implementação de um enquadramento diplomático multinacional destinado a acabar com as suas armas nucleares.

No principio do ano, Pyongyang suspendeu as operações na sua principal instalação nuclear em Yongbyon, em troca de ajuda energética, como tinha prometido nas conversações com a China, Japão, Rússia, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Diplomatas descreveram “desmantelamento’ como um processo que fará qualquer recomeço de actividades nucleares muito dispendioso e com uma grande perda de tempo. Dizem que é um preludio para desmantelar todas as instalações, uma tarefa que se prevê seja discutida no próximo ano”.

Kim descreveu os funcionários norte-coreanos como muito cooperativos, mas disse que não recebeu quaisquer detalhes da planeada declaração nuclear do Norte.

A segunda fase do acordo de seis países oferece a empobrecida Coreia do Norte ainda mais assistência energética se declarar que todas as suas instalações nucleares e desmantelá-las substancialmente.

A China espera convocar em breve mais uma ronda de conversações entre seis países em Pequim para rever a declaração do Norte.

A Coreia do Norte tem muito a ganhar se puser fim aos seus programas nucleares, incluindo normalizar as relações com os Estados Unidos.

Um porta-voz do Departamento de Estado confirmou que Washington começou um processo longo de remover a Coreia do Norte da lista de países definidos como apoiantes do terrorismo, um possível prelúdio para melhores relações com Pyongyang.

XS
SM
MD
LG