Links de Acesso

Rice em Israel e na Palestina


A Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, apelou a Israel para que dê passos largos em direcção à paz. As suas declarações foram feitas depois de conversações que manteve com líderes israelitas, em Jerusalém, no domingo.

Esta é a terceira visita de Rice a Israel e aos territórios palestinianos, nas últimas seis semanas e a sua oitava deslocação, este ano, aquela região. Falando perante um forum de um instituto do instituto de política Saban, em Jerusalém, Rice advertiu para o facto do extremismo estar a ganhar terreno no Médio Oriente, tornando imperativa a solução de dois Estados para israelitas e palestinianos. Disse Rice: “ Se os palestinianos estiveram a perder a esperança, sobretudo entre os jovens, temos um grande perigo perante nós. A prolongada experiência de privações e de humilhação pode radicalizar mesmo pessoas normais. Todos nós ouvimos história e temos lido notícias, mas o que é diferente agora é o contexto. O meu receio é que, se os reformadores palestinianos não conseguirem corresponder à esperança de um Estado independente, então o centro moderado poderá entrar em colapso para sempre. A próxima geração de palestinianos pode transformar-se em almas perdidas de um extremismo sem limites.”

Usando da palavra na mesma oportunidade, o primeiro-ministro Ehud Olmert disse estar em crer que se pode obter progresso real no sentido do estabelecimento de um Estado palestiniano, no último ano que resta da presidência de GW Bush.

Ao abrigo do Roteiro para a Paz, o plano que conta com o apoio internacional, os palestinianos têm que pôr fim aos ataques contra Israel, enquanto que os israelitas têm que deixar de criar colonatos na Margem Ocidental.

Rice reúne-se hoje com o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, mas ele próprio afirma que os esforços da Secretária de Estado não serão credíveis até que uma data limite seja estabelecida para as conversações finais visando a criação de um Estado palestiniano, algo que Israel não está pronto a fazer neste momento.

Israel está apenas a negociar com o presidente Abbas, que controla a Margem Ocidental. Os líderes do Hamas, que controlam a Faixa de Gaza, recusam-se a reconhecer Israel e tem criticado a planeada conferência de paz.

No Forum Saban, participou também o antigo primeiro-ministro Tony Blair que disse que uma solução para o conflito israelo-palestiniano pode ser escrita em apenas folhas. Blair disse que, muito embora a solução seja clara, o problema da desconfiança entre israelitas e palestinianos continua por resolver.

XS
SM
MD
LG