Links de Acesso

Ameaças Terroristas Contra Interesses Ocidentais


O governo nigeriano rejeitou esta sexta-feira o alerta lançado, quinta-feira, pela embaixada americana e sobre ameaças terroristas contra interesses ocidentais nas cidades de Lagos e Abuja.

O governo nigeriano diz que o aviso não tem qualquer fundamento e que não leva em linha de conta os esforços do novo governo para forjar laços mais fortes com Washington.

John Odey, o ministro da Informação, afirmou: “Consideramos um acto de estigmatização injusto. Eles (os Estados Unidos) não têm qualquer razão (para lançar o alerta) porque a razão que estão a avançar refere-se a 2006, pelo que é muito, muito injusto. Eles devem entender os nossos problemas, agora que os nigerianos estão a cooperar em todos os aspectos, particularmente em termos de questões de segurança nacional”.

O ministro Odey reagia ao aviso lançado pela missão diplomática americana de que os interesses ocidentais na Nigéria podiam ser alvo de um ataque terrorista. O alerta não avançava mais pormenores, mas mencionava como possíveis alvos instalações oficiais e comerciais em Lagos e Abuja.

A segurança na zona sul da Nigéria, de produção petrolífera, está comprometida desde que, há mais de um ano, militantes do Delta do Niger lançaram uma campanha armada procurando obter parte dos lucros do petróleo. Os seus ataques reduziram a produção em cerca de 25%.

Mas Odey sustenta que o governo tem feito progresso na resolução da crise, que pode estar preste a ser solucionada.

Rudy Stewart porta-voz da embaixada americana em Abuja disse, entretanto à VOA que desde os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, que a missão, por rotina, emite alertas semelhantes. Mas que não tinha recebido qualquer indicação de nova ameaça terrorista na Nigéria.

XS
SM
MD
LG