Links de Acesso

Somália:ONU Renova Mandato da União Africana


O Conselho de Segurança da ONU aprovou, por unanimidade, uma resolução prorrogando o mandato da União Africana na Somália por mais seis meses. E prevê, igualmente, que a ONU avance com planos para o possível do envio de tropas da ONU para a Somália. Mas, alguns diplomatas afirmam que a resolução aprovada, ontem, não é suficiente.

O embaixador sul-africano, , afirma ter votado a favor da resolução, mas acrescenta não estar entusiasmado como o que foi decidido. Kumalo disse que esperava que o Conselho de Segurança tivesse tomado uma decisão firme acerca do envio de força de manutenção da paz da ONU para a Somália por forma a apoiar a missão da União Africana que ali se encontra no terreno: “A União Africana, é como, quando a nossa casa está em chamas, os vizinhos ajudam com baldes de água, mas os vizinhos não têm um carro de bombeiros. O carro de bombeiros é a ONU. Por isso, queremos ver a ONU envolver-se no terreno na Somália porque essa questão diz respeito às Nações Unidas. Essa questão não pode ser deixada apenas nas mãos da União Africana”.

A União Africana prometeu uma força de oito mil homens para uma missão de paz. Mas, seis meses depois, chegou apenas um quarto do contingente prometido. Estão, neste momento, 1,700 tropas no terreno, todas do Uganda.

O embaixador Kumalo afirma que a União Africana não possui os recursos necessários para mediar ou manter a paz na Somália, uma nação que não tem um governo funcional e estável desde 1991.

O presidente do Conselho de Segurança, o congolês Pascal Gayama, também expressou sentimentos contraditórios quanto à resolução agora aprovada: “Na minha posição, enquanto representante nacional, claro que perfilho o ponto de vista do embaixador Kumalo”.

O embaixador Gayama afirma que a ONU deveria fornecer apoio logístico, financeiro e técnico à missão da União Africana, conforme foi pedido pela União Africana.

Mas, Gayama considera também que a resolução é uma resolução importante. Diz ele que o Conselho de Segurança pediu ao secretário-geral para consultar o líder da União Africana para debater formas adicionais de ajuda da ONU aquela missão. O Conselho pediu também à ONU para desenvolver planos para o possível envio de tropas da ONU para a Somália.

Na semana passada, o enviado especial do secretário-geral para a Somália, François Lonseny Fall, disse que forças de manutenção da paz da ONU poderiam substituir as tropas da União Africana, quando a prorrogação do mandato terminar, no início do próximo ano. Disse ele que é isso que os responsáveis da União Africana estão à espera.

Mas, Fall afirma que, antes disso acontecer, têm que ser feitos progressos nas conversações de paz em curso na Somália.

XS
SM
MD
LG